24Horas Saúde

Diretor do CHS diz que inseto na UTI não apresentava risco à criança

Pai da paciente encontrou um inseto dentro do tubo de oxigênio. Menina está internada há seis meses em hospital de Sorocaba (SP).

388745O diretor do Centro Hospitalar de Sorocaba (CHS), Luís Cláudio de Azevedo, informou na manhã desta segunda-feira (4), em entrevista para o Tem Notícias, que o inseto – popularmente conhecido como “tesourinha’ -, encontrado dentro do respirador de uma criança internada na UTI pediátrica da unidade não apresentava risco à saúde da paciente.
“Eu preciso deixar bem claro que, embora o registro do inseto dentro de um ambiente de internação tenha sido feito e a imagem é muito forte, o risco à criança inexistia”, declarou o diretor. Ele disse ainda que foi uma fatalidade o aparecimento do inseto e descartou falha humana.
Os pais da paciente encontraram o inseto, na última terça-feira (26), no hospital de Sorocaba (SP), e aproveitaram para registrar a cena através de uma foto. O bicho estava dentro da mangueira do aparelho, que é responsável por bombear ar diretamente para os pulmões da criança. O pai reclama da falta de estrutura no hospital. “O ar-condicionado da UTI está quebrado há meses, então eles deixam as janelas abertas. A consequência disso é que entram muitos insetos no quarto”, afirma.
O ar-condicionado da UTI pediátrica ficou dois meses quebrado, segundo informações de Azevedo. Por isso, neste período, as janelas tiveram que ficar abertas para arejar o ambiente. Porém, o diretor não confirmou se foi por esse motivo que o inseto teria entrado no local. Além disso, afirmou que esse tipo de caso poderia ter acontecido em qualquer hospital do país.
Ainda de acordo com o diretor da unidade hospitalar, o aparelho não estava sendo usado no momento em que a foto foi tirada. “Aquele momento em que foi fotografado, o inseto entrou porque o aparelho justamente estava sem uso. Se estivesse em uso, não teria maneira desse pequeno inseto entrar”, contou.
O pai contesta a afirmação do diretor de que o respirador estava desligado. Segundo ele, o aparelho respiratório fica conectado à criança 24 horas. O pai também informa que foi a mãe da menina que percebeu a presença do inseto no tubo.
O presidente do sindicato dos médicos de Sorocaba, Antônio Sérgio Ismael, confirma que se o inseto tivesse chegado até a criança, o risco seria muito grande, podendo resultar até em óbito.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que o ar-condicionado da UTI pediátrica já foi consertado e que o aparelho está funcionando normalmente. A direção do Conjunto Hospitalar de Sorocaba ressaltou que o escritório de qualidade do hospital vai abrir um processo para investigar o caso.

Fonte: R.N

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.