24Horas Saúde

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral alerta sobre doença

Fisioterapeuta de Campinas dá dicas de prevenção e tratamento

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é lembrado anualmente no dia 29 de outubro com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

A fisioterapeuta Marcia Viana, da Clinica que leva o seu nome, especialista em fisiologia do exercício e treinamento resistido, alerta que o exercício de força pode ajudar a evitar o acidente vascular cerebral. De acordo com ela, a prática de atividade física de força diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial nas ações cotidianas, desde as que exigem pequenos esforços ­– como levantar da cadeira e subir escadas – até nas tarefas mais difíceis, a exemplo do deslocamento de objetos pesados.

“As pessoas mais fortes utilizam menor número de fibras musculares para realizar as atividades físicas e por isso não precisam de tanto esforço para executar movimentos, diferente da intensidade aplicada pelas pessoas mais fracas nas mesmas ocupações”, explica.

Há dois tipos de classificação para o AVC: o isquêmico e o hemorrágico. O AVC isquêmico é decorrente de uma obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, ocasionando a falta de fornecimento de sangue na região afetada. Esse tipo é mais comum em idosos, principalmente que tenham diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, problemas vasculares e que fumam. É o mais popular e atinge 80% das vítimas de acidentes vasculares. Nesses casos, os sintomas costumam ser de perda repentina da força muscular e da visão, sensação de dormência no rosto e membros, dificuldade para falar, tonturas, formigamento em um dos lados do corpo e alteração de memória.

Já o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe, causando sangramento intracraniano. Menos comum, atinge 20% das vítimas do derrame e acontece também em pessoas mais jovens. A evolução é mais grave, sendo capaz até de trazer maiores complicações, como: edema cerebral, crises epiléticas, depressão, úlceras de decúbito (feridas na pele decorrentes da imobilidade), infecções e tromboses.

As características que podem definir esse ataque são dor de cabeça repentina, aumento da pressão intracraniana, edema cerebral, náuseas e vômitos e déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo tipo isquêmico.

Em ambos os casos, o serviço de saúde deve ser acionado imediatamente. Porém, o atendimento rápido e assertivo diminui o risco de sequelas e ajuda no tratamento posterior ao acidente.

Márcia complementa: “se o indivíduo estiver fraco, todas as outras atividades necessitarão de muito mais esforço do coração e das articulações, com um desgaste e um risco muito maiores”, observa.

Dia Mundial do AVC no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional. Neste ano, o foco da campanha mundial do AVC é a prevenção.

Segundo dados da instituição, o AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. Pode acontecer com qualquer um, em qualquer idade, afetando também aos familiares e amigos, no trabalho e nas comunidades que a vítima está envolvida.

Ao todo, ocorrem em torno de 17 milhões de AVCs por ano no mundo, 6,5 milhões de mortes a cada ano e existem 26 milhões de sobreviventes de AVC no planeta.

Sobre Dra. Márcia Viana

Fisioterapeuta, com 30 anos de experiência, a Dr.ª Márcia Viana e sua equipe oferece a possibilidade de tratar e prevenir as possíveis disfunções que o avançar da idade pode ocasionar; preservando a jovialidade e a independência física melhorando a qualidade de vida. Possui especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela CECAFI-USP.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br