Santa Bárbara d´Oeste

Denis Andia participa da 1º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Denis Andia, participou nesta terça-feira da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, evento realizado pelo Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Promoção Social. Cerca de 120 pessoas estiveram reunidas no Salão Nobre da Secretaria de Educação.

 

Com o tema: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, a conferência contou com palestra sobre políticas públicas para as pessoas com deficiência, ministrada pela deputada estadual Célia Leão, apresentação dos alunos da APAE, além de debates e propostas sobre o tema. O resultado das discussões será encaminhado à 4ª Conferencia Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência pelos delegados municipais. Foram eleitos quatro representantes do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência, sendo dois titulares e dois suplentes, dois representantes do Poder Público (um titular e um suplente) e dois representantes da sociedade civil (um titular e um suplente).

 

O prefeito Denis Andia definiu o evento como um marco histórico. “É a primeira Conferência que realizamos e a mais desafiadora de todas. Demonstra o cuidado e o respeito que temos com o tema e vem contribuir com um avanço ainda maior daquilo que temos realizado em nosso governo”, declarou o prefeito. De acordo com ele, desde o início de 2013, várias ações foram elaboradas para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. “Os destaques são a área central, com as primeiras faixas elevadas de pedestres (lombo-faixas) e novos pontos de acessibilidade. Nós elaboramos um projeto e já cumprimos a primeira etapa de dar acessibilidade aos prédios públicos. Temos 40 prédios concluídos e vamos chegar à totalidade dos 93. No transporte, toda a frota de ônibus tem acessibilidade plena. A frota da saúde, recém adquirida, conta com ambulâncias e veículos acessíveis”, citou o prefeito. “Dentre o que já foi realizado, a conferencia traz um olhar a mais, novas idéias, contribuições para que a cidade melhore a qualidade de vida das pessoas com deficiência em Santa Bárbara”, concluiu.

 

De acordo com a deputada estadual, Célia Leão, a Conferência dará voz aos barbarenses. “Parabenizo as ações e a organização da conferencia, do conselho, da coordenadoria da pessoa com deficiência. O Prefeito Denis Andia, uma pessoa diferenciada na parte de trabalhar e servir. Por meio deste evento, todos podem fazer sugestões, críticas e cobranças que irão ecoar no Estado e no País”, declarou a deputada. “É uma causa de todos nós. Pela nossa fragilidade e pelas intempéries da vida, qualquer um, a qualquer momento pode se tornar deficiente. Por isso devemos lutar pela causa”, concluiu Célia Leão.

 

A secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva também citou as conquistas e reiterou o desafio. “Muito já foi feito, ações que envolvem todas as secretarias, mas há muito a fazer. O prefeito Denis Andia nos deu liberdade para trabalhar e oferecer tecnologia aos deficientes. De maneira inovadora, implantamos diversas ações e ampliamos os convênios com as entidades relacionadas às pessoas com deficiência. E agora, com a coordenadoria e a conferência, tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, declarou a secretária.

 

A presidente do Conselho, Ione da Silva, ressaltou os direitos do ser humano. “O objetivo central das pessoas com deficiência se expressa na luta pelo direito à acessibilidade, atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte,  informação e comunicação, inclusive nos sistemas de tecnologia e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso”, declarou a presidente. “E essa conferência é realizada para a construção de políticas públicas que garantem esse direito”, concluiu a presidente, ressaltando a importância do evento.

 

Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca Bortolucci, a coordenadora de pessoas portadoras de necessidades especiais do município, Solange Bachir, o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, o vereador Antonio Pereira, o presidente do Conselho do Idoso, Rodrigo Batagin, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Ligia Bignotto de Oliveira, além de representantes de entidades e associações de Santa Bárbara d´Oeste.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br