Saúde

Cuidados na hora de fazer atividade física quando o tempo está muito seco

Especialista do exercício e do esporte explica o que deve e não deve ser feito em dias de umidade desfavorável, principalmente quando o calor é intenso

 

 

Em caso de tempo seco as partículas atmosféricas ficam em suspensão, tornando-se ainda mais evidentes quando a baixa umidade está associada a altas temperaturas.

As pessoas com histórico de doenças respiratórias estão mais vulneráveis a recaídas, em longos períodos sem chuvas. Mas não é só quem sobre de asma e bronquite que precisa se preocupar. Ao respirar o ar seco, levamos para o pulmão mais poluição e, consequentemente, poeira e diferentes tipos de vírus.

Nessas ocasiões, o melhor seria evitar exercícios físicos a céu aberto, principalmente nas cidades mais poluídas, como São Paulo.

Mas quem é acostumado a malhar nem sequer pensa nessa possibilidade. Porém, precisa tomar alguns cuidados.

A doutora Karina Karina Hatano, médica do exercício e do esporte, explica o que deve ser feito para amenizar os perigos. “Treine cedo, de preferência antes das 9h da manhã ou no final da tarde, após as 16h, e em casa mantenha arejados os ambientes, umidificando-os com vaporizadores ou recipientes com água. Fundamental também caprichar na hidratação antes, durante e depois dos exercícios, além de reforçar a ingestão de líquidos ao longo do dia”, explica a especialista.

Seguem outros conselhos apontados por Karina quando o tempo estiver seco:

  • Use roupas claras, confortáveis e ventiladas;
  • Reduza o ritmo. O calor e o clima seco consomem energia e fazem o cansaço aparecer antes da hora, além de exigir mais do corpo;
  • Preste atenção na intensidade do esforço físico e não ultrapasses seus limites. Dor de cabeça, tontura, vista turva, coração disparado e cansaço além do normal são sinais de alerte. Diante de qualquer sintoma estranho, pare imediatamente;
  • Lave as narinas com soro fisiológico antes da atividade física.

 

Se a falta de chuva é prejudicial à qualidade do ar, o excesso também não é o ideal. “Quando a umidade está alta, o corpo sente dificuldade na transpiração e resfriamento da temperatura”, comenta a médica.

Com a sensação térmica maior, a impressão é de que está mais calor e, com a perde de calor prejudicada, ocorre interferência no desempenho dos exercícios, além do comprometimento da saúde. Os ácaros e fungos também se proliferam rapidamente com a alta umidade, o que pode causar rinite alérgica e asma.

O excesso de esporte em condições como essas, podem resultar em cãibras, esgotamento e até acidente vascular cerebral.

 

Saiba se a umidade está favorável:

Ideal: entre 70% e 40%

Estado de atenção: entre 30% e 21% (evite se expor ao sol das 11h às 15h)

Estado de alerta: entre 20% e 13% (evite se expor ao sol das 10h às 16h)

Estado de emergência: abaixo de 12% (evite a prática de exercícios)

 

Sobre a Dra. Karina Hatano

Karina Hatano é médica do exercício e do esporte, mestre em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo, onde também realizou a Residência Médica em Medicina do Esporte, além de acumular especialização em fisiologia do exercício e nutrologia. Preceptora da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo e professora da Liga de medicina esportiva da UNIFESP, também é responsável pela saúde de atletas de alta performance de diversas modalidades esportivas, como da seleção brasileira de natação e das confederações brasileiras de beisebol e softbol.

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