RMC Santa Bárbara d´Oeste

CT-EA: 60 municípios para sensibilizar ambientalmente via Educomunicação


A ecosensibilização por meio da Educação e da Comunicação pautou a 77ª Reunião Ordinária da CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental) dos Comitês PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), realizada ontem (21) em Bragança Paulista (SP). Desde 2014, a Maestrello Consultoria Linguística, uma das instituições membro do grupo de discussão, tem contribuído com seu conhecimento nas duas áreas, objetivando a democratização da informação ambiental nos municípios que compõem essas bacias hidrográficas.

Participaram do encontro 34 pessoas, que aprovaram a ata da reunião anterior e, com algumas ressalvas, o programa educativo ambiental apresentado por um condomínio de Valinhos (SP); discutiram o Caderno de EA e o kit de divulgação de uma série de vídeos educomunicativos, ambos dos Comitês, que estão sendo confeccionados por seus GTs (Grupos de Trabalhos) para toda a região do PCJ; e analisaram um questionário do Plano de Comunicação do órgão gerenciador dos recursos hídricos que abrange aproximadamente cinco milhões de habitantes de 60 cidades do Estado de São Paulo.

“Até pelo momento que estamos vivendo nos comitês de bacias, esta reunião se pautou nos trabalhos de sensibilização ambiental dos GTs. Estamos discutindo o planejamento do Caderno de EA, que apresenta ações socioambientais a serem executadas nos municípios do PCJ, e o maior acesso de seus moradores ao Programa O Saber das Águas – idealizado e produzido por esta CT em 2015 -, além de estarmos sempre avaliando os projetos educativos ambientais que estão sendo implementados na região, como o PEA do Residencial Quinta das Águas”, comentou o coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Tiago Georgette.

Participante do grupo de trabalho que discute o caderno, a diretora executiva da empresa educacional novaodessense, Ana Lúcia Maestrello, justificou a importância da publicação “considerando o amadurecimento das discussões sobre EA nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a necessidade de orientar/integrar os processos educativos socioambientais em seu território, que compreende uma área de drenagem de quase 15 mil km²; por isso, verifica-se a necessidade de elaborar um material pra ecosensibilização dos usuários da água da região, que apresente o diagnóstico das ações que estão sendo realizadas neste sentido, os objetivos, os princípios, as diretrizes e os instrumentos presentes em nossa Política de Educação Ambiental”.

“Já nosso jornalista ambiental colabora voluntariamente no GT-Educomunicação, que, entre outras atribuições, está discutindo a produção do Kit O Saber das Águas, e apresentou na reunião desta terça-feira a proposta de seu grupo para ampliar a divulgação da série”, disse Ana.

Fundada em 2008, a Maestrello Consultoria é uma startup de Nova Odessa (SP) que objetiva disseminar o conhecimento para atender o interesse público e acelerar o processo de aprendizagem por meio de seu método de ensino exclusivo, trabalhando por uma natureza mais equilibrada e sociedades sustentáveis, graças à sua força comunicativa socioambiental.

 

 

Assessoria de imprensa – Juan Piva

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br