24Horas RMC

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA atende a desalojados do pós-represa com doações

No fim de semana passado (dias 09 e 10), os voluntários da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) de Americana estiveram juntos às famílias desalojadas da área invadida no pós-represa que ficou conhecida como “residencial capivara”.

A Cruz Vermelha, que tem como principal missão o alívio do sofrimento humano, mobilizou seus voluntários e também a Filial do Estado de São Paulo (FESP) e empresas privadas para coleta de donativos para estas famílias que estão provisoriamente instaladas no ginásio de esportes do bairro Antonio Zanaga.

“– Ficamos chocados quando fomos verificar as reais condições de vida destas famílias”, manifestou-se indignado Sérgio Libório – Presidente da CVB de Americana – que contou com muita tristeza a experiência vivida por estas famílias que perderam tudo mas, mantém a esperança de conquistarem um local digno de moradia.

As famílias estão passando por uma necessidade gigantesca, não tendo água potável, material básico para limpeza e higiene pessoal e até mesmo refeições suficientes pois, segundo eles, ainda pela manhã eles recebem as marmitex que são para almoço e janta e as da janta sempre azedam por não haver onde acondiciona-las sob refrigeração e nem onde esquentá-las.  Outro fator de dificuldade está no frio que passam à noite, por não haver isolamento do vento e não possuírem agasalho suficiente.  Muitos perderam toda roupa pessoal, de cama, banho e até mesmo documentos de identificação durante a desocupação da área.

“– Quando fomos procurados pelos moradores, não imaginávamos todo o sofrimento que eles estão passando, tendo necessidade de tudo.  Imediatamente me desloquei com mais um voluntário para identificarmos a necessidade pontual das 13 famílias que lá se encontram, entramos em contato com a FESP e com a sociedade civil para levantarmos tudo o que fosse possível.  Entregamos desde creme dental até brinquedos para as crianças”.  A unidade de Americana conseguiu reunir diversos produtos como: absorventes íntimos femininos, creme dental, brinquedos diversos, cobertores, roupas infantis, roupas para bebês, roupas para adultos, bolsas, sapatos, varal, papel higiênico e outros itens.

A ação durou toda manhã e parte da tarde de sábado, além de duas horas da manhã de domingo e contou com a mobilização de 25 voluntários que tiveram como pagamento a realização de auxiliarem famílias em situação de extrema carência.

No dia 23/07, a CVB de Americana estará realizando o 4º Curso Básico de Formação Institucional.  Este curso é totalmente gratuito e é pré-requisito para quem desejar ser um voluntário da Cruz Vermelha Brasileira.  Mais informações no site: www.cvbamericana.com.br

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br