24Horas Giro de Notícias Santa Bárbara d´Oeste

Conselho da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste se prepara para o mês Internacional da Mulher

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste , vai realizar sábado dia 03 de março, a 8 ª Caminha pela Paz e Superação  da Violência contra a Mulher, que este  ano abordará o  tema Um Mundo sem Feminicídio – Solidariedade – Subir – Resistir e Unir!

No inicio do ano passado no município barbarense, três mulheres foram assassinas, Bruna Dessordi de 19 anos e  Lorena Pessoa de 29 anos, ambas num intervalo de uma semana e  Adriana Oliveira Silva em novembro. Todos os assassinatos foram cometido  por ex-companheiros e companheiro das vítimas. A violência doméstica e sexual se mantem em patamares significativos, a despeito dos avanços na legislação e da maior efetividade na punição aos agressores – mulheres continuam sendo mortas pelo simples fato de serem mulheres.

Além da caminhada o Conselho da Mulher a exemplo dos anos anteriores também ocupará a Tubuna Livre da Câmara Municipal na terça – feira dia 06 de março.

Uma Roda de Conversa está sendo organizada para acontecer no auditório da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara).O tema a ser discutido será o documentário Quem Matou Eloá de Lívia Perez. Um documentário para pensar o feminicídio e espetacularização da mídia. O caso ocorreu em 2009 quando o ex- namorado Lindemberg Alves invadiu o apartamento de Eloá Pimentel, de 15 anos na época, e a manteve refém por cinco dias e por uma semana quase todos os canais abertos “cobriram” o fato ininterruptamente.

Lindemberg matou a ex-namorada com um tiro na cabeça e outro na virilha. Qual foi o papel da mídia e da sociedade nessa tragédia?  O documentário premiado que traz uma análise critica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres. É isso que a Roda de Conversa discutira no dia 09 de março no auditório da Acisb.

Para essa Roda de Conversa foram convidados a  dra. Olivia Fonseca, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Bárbara, o psicólogo Candido J. Flauzino,  mestrado e doutorado pela USP – Instituto de Psicologia no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano com o tema da morte. Flauzino foi o profissional que prestou assistência psicológica aos amigos e aos alunos da sala de aula na escola onde a garota Eloá estudou. Danielle Moura, jornalista coordenadora do canal TV Educativa da Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduada em Marketing e mestranda do programa de pós-graduação em educação da Unimep  e Yonara Oliveira , mulher transexual, estudante de publicidade e propaganda, apresentadora do canal diversifique no youtube, militante pelo coletivo LGBT Crisálida de Americana. A Roda de Conversa terá a mediação da presidente do Conselho da Mulher de Santa Bárbara, Ione da Silva.

Ione da Silva ( Presidente do Conselho da Mulher)

Para a 8 ª Caminha pela Paz e Superação  da Violência contra a Mulher, que este ano  abordará o  tema Um Mundo sem Feminicídio – Solidariedade – Subir – Resistir e Unir, não haverá troca de camisetas, a recomendação é que as pessoas possam ir com a camiseta do ano passado ou nas cores branca, rosa e lilás, o importante é estar presente.

Fórum da Cidadania

Na segunda – feira dia 19, o Conselho da Mulher participou da primeira reunião de 2018 do Fórum da Cidadania  localizado na Casa Social na Rua Cuiabá,628, Cidade Nova, que está discutindo o tema 200 anos de Santa Bárbara d´Oeste  –   Que Cidade nós queremos?

Na ocasião a presidente do Conselho da Mulher, acompanhada pelas conselheiras  Andrea Chiquetto, Irmã Geni de Brito e Fátima Pontes, apresentaram e protocolaram junto ao Fórum da Cidadania algumas propostas  sobre a cidade que o conselho da mulher também deseja para a mulher barbarense.

“ A cidade que nós queremos está sendo pedida há muito tempo, pelas mulheres. Fizemos várias conferências, solicitamos pedido de  inclusões no PPA (Plano Pluria Anual), temos projetos aprovados pela Câmara Municipal, mas até agora não visualizamos a cidade que queremos, ou seja, uma cidade segura para nós mulheres”, afirmou a presidente do conselho da mulher, Ione da Silva.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br