24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Começa hoje a exposição Romi-Isetta 59 anos na Estação Cultural


Espaço expositivo da Estação Cultural recebe textos e painéis com fotos para contar a história do primeiro carro em série fabricado no Brasil

Brasileiro gosta, e bastante, de automóvel. Com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, e das dez cidades com mais carro por habitante, nove estão na região Sudeste. Mas, você sabe como o veículo surgiu no Brasil? Para contar um pouco dessa história, a Estação Cultural recebe a Exposição Romi-Isetta. O evento contará com um modelo de Romi-Isetta e mostra a trajetória do primeiro carro de passeio fabricado em série no país, lançado em 05 de setembro de 1956. A mostra acontece de 1º a 27 de setembro, no espaço expositivo da antiga estação ferroviária da cidade.

Além de um exemplar do carro, textos e painéis com fotos cedidas pelo Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, completam essa viagem aos incríveis anos 50. De características revolucionárias, o Romi-Isetta completa 59 anos em setembro e é lembrado como uma inovadora proposta de mobilidade urbana e eficiência.

No começo da década de 50 existiam apenas 299 mil automóveis particulares em todo o Brasil. Esses poucos automóveis eram importados ou montados com peças estrangeiras, o que limitava a geração de empregos, valor e distribuição de renda. Com o surgimento do Romi-Isetta via-se circular pelas ruas um carro realmente fabricado em série no Brasil – com 72% (em peso) de suas peças de fato produzidas localmente.

A Exposição “Romi-Isetta 59 anos” na Estação Cultural é uma ótima opção para conhecer mais sobre esse “pequeno notável” que deixou muita saudade. Quem que não conhece o automóvel tem a oportunidade de apreciar e entender um pouco sobre a história desse meio de transporte dos anos 50. Além disso, é uma ótima oportunidade de diversão e lazer em família, onde pais e avós poderão relembrar os velhos tempos.

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções culturais de qualidade e gratuitas para todos os públicos ao longo ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram de suas oficinas, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3455-4830.

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br