Com mais de 300 atletas de oito países, Open Internacional de Atletismo e Natação começa nesta sexta-feira, 21

Competição ganha importância por anteceder aos mundiais das duas modalidades. Atletas buscarão índices para integrar as Seleções que representarão o país

 

Entre os dias 21 e 23 de abril, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, receberá 316 atletas para o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento contará com a participação de oito países, contando com o Brasil.

 

Competidores da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Gana, México e Peru disputarão medalhas no campeonato, que faz parte do calendário oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), Grand Prix, para o atletismo, e World Series, para a natação.

 

No total, serão 181 atletas de atletismo, em provas de campo e pista, e 135 na natação. A competição deste ano ganha importância especial por ser um evento que antecede aos mundiais das duas modalidades, em julho, em Londres, para o atletismo, e em setembro, na Cidade do México, para a natação. Desta forma, os atletas estarão em busca de índices em suas classes para conquistar vaga na Seleção que vai representar o país nas competições mais importantes da temporada.

 

Entre os inscritos no Open Internacional Loterias Caixa estão nomes como Daniel Dias, Andre Brasil, Edênia Garcia, Joana Neves, todos nadadores, e também os velocistas Petrúcio Ferreira, Yohansson Nascimento, Terezinha Guilhermina, Alessandro Silva, Claudiney Batista e muitos outros medalhistas em Jogos Paralímpicos.

 

O evento será aberto ao público e terá entrada franca. Quem quiser acompanhar e torcer pelos atletas precisa apenas retirar uma pulseira na entrada do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

 

Programação geral  

Atletismo:  

21 e 22 (sexta e sábado)

9h às 11h – 16h às 18h

 

23 (domingo)

9h às 11h

 

Natação: 

21 (sexta)

15h30 às 17h40

 

22 (sábado)

9h às 12h – 15h30 às 18h45

 

23 (domingo)

9h às 12h30

 

 

O Open

O Open Internacional de Atletismo e Natação é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento conta com a presença de atletas nacionais e internacionais e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de abertos das duas modalidades. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.

 

Patrocínios

A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

 

A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

 

Time São Paulo

Os atletas Daniel Dias, Andre Brasil, Yohansson Nascimento, Terezinha Guilhermina, Alessandro Silva, Claudiney Batista são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas, e nove atletas-guia de 10 modalidades.

Comentários