Brasil / Mundo

Com alta de 7,71%, vendas a prazo no Dia das Crianças crescem pelo segundo ano seguido

Mesmo com resultado no azul, movimento neste ano é 1,30% menor do que as vendas do período pré-crise. Desemprego e incerteza eleitoral ainda impactam confiança do consumidor

As vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao Dia das Crianças cresceram 7,71% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A alta de 2017 sucede um crescimento de 8,25% observado no mesmo período do ano passado. Já entre 2015 e 2016, as vendas haviam caído -3,59% e -12,20%, respectivamente.
Apesar das vendas para o Dia das Crianças acumularem dois anos seguidos de alta, o movimento nas lojas ainda não recuperou as perdas aprofundadas no período da recessão econômica. Mesmo com a alta de 7,71% em 2018, as vendas a prazo amargam um resultado 1,30% menor do que em 2014, por exemplo.

Para o presidente da CNDL José Cesar da Costa, o crescimento das vendas é positivo, especialmente, quando se considera que o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do período natalino. “O balanço é positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos. Ainda assim, o cenário é desafiador para os próximos meses, uma vez que há incerteza por conta das eleições e o desemprego segue limitando o poder de compra das famílias”, pondera o presidente.

Neste ano, segundo levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os presentes mais procurados seriam roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%), com um gasto média de R$ 187,00.

Metodologia

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro deste ano.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br