CIEP do Jardim Europa recebe “Defesa Civil na Escola”


O CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti”, do Jardim Europa, recebeu nesta quarta-feira (18), as atividades do programa “Defesa Civil na Escola”. Participaram do “Dia da Educação Itinerante”, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), DAE (Departamento de Água e Esgoto), Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente. O programa é promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, com o objetivo de criar uma cultura de prevenção e autodefesa, incorporando conceitos de redução de risco de desastre e/ou acidentes à educação escolar, além de preservação do meio ambiente, conforme preconiza a Lei Federal n. 12.608 de 10 de abril de 2012. O “Defesa Civil na Escola” contemplará mais três escolas durante o ano letivo.

Este foi o segundo encontro no CIEP do Jardim Europa, de um total de cinco. Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de diversas oficinas temáticas. O DAE orientou sobre consumo consciente e uso racional da água com foco na preservação dos mananciais. O CCZ explanou sobre doenças transmitidas por leptospirose e acidentes com animais peçonhentos. Já a Secretaria de Meio Ambiente explicou a importância da preservação do meio ambiente com o plantio de dez mudas de árvores na escola. A Defesa Civil apresentou equipamentos utilizados em ocorrências de enchentes, incêndios, vendavais, além do sistema de emergência da viatura. E houve apresentação do Canil da Guarda Municipal, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da segurança pública, trazendo o olhar do policiamento comunitário.

No primeiro encontro, no último dia 11, o tema da atividade foi “Defesa Civil Game” e “Defesa Civil Aventura”, no qual os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas em formato de competição, após explanação da equipe do programa sobre enchentes, tempestade com raio, deslizamento, incêndio, enxurradas e o que fazer nestas situações de risco.

No dia 25 deste mês, os alunos do Ciep “Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti” recebem “Atividade Lúdica e Simulação de Desastre”, no dia 1º de junho haverá “Simulação de Evacuação do Prédio”, com a participação do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde. E, no dia 30 de junho, o “Defesa Civil na Escola” promoverá uma passeata educativa sobre o combate ao Aedes aegypti pelas ruas próximas à escola.

A EMEFEI (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul recebe o programa no mês de junho. No segundo semestre letivo, a ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) “Carmelina Pellegrino Cervone”, do Jardim Santa Fé e a EMEFEI “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, do Conjunto dos Trabalhadores serão contempladas com as atividades do “Defesa Civil na Escola”.

Comentários