24Horas Política

Chávez pode não ser embalsamado segundo Maduro

É ‘bastante difícil’ que o procedimento ocorra, afirmou presidente interino. Funeral longo demais teria causado demora nos preparativos necessários

O presidente interino da Venezuela, Nicolás MaduroO presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro ( Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu nesta quarta-feira que vai ser “bastante difícil” que o corpo do mandatário morto Hugo Chávez seja embalsamado. O motivo: os preparativos necessários ao procedimento deveriam ter começado há mais tempo e foram atrapalhados pelo longo funeral de Chávez, cujo corpo completará dez dias sendo velado na Academia MIlitar da Venezuela nesta sexta-feira, quando finalmente será transportado ao Quartel da Montanha de 23 de Fevereiro (antigo Museu Histórico Militar), onde ficará exposto.

Maduro afirmou que cientistas russos e alemães chegaram à Venezuela para o processo de embalsamamento e que “a decisão deveria ter sido tomada muito antes”. “De imediato não pode ser. Estamos no meio processo e o processo é complicado, é meu dever avisá-los”, disse o presidente interino. Maduro destacou que a “proposta” de embalsamar Chávez foi “produto do amor” e de conversas e ideias formuladas por líderes que assistiram na sexta-feira passada ao funeral do coronel e por integrantes da “direção político-militar” do governo.

“É preciso que todo mundo saiba que há dificuldades e essas dificuldades podem impedir que se faça o que foi feito com Lênin, Ho Chi Minh e Mao Tse Tung”, acrescentou. “De qualquer forma, devemos ter viva sua imagem, sua voz, seu pensamento, devemos tê-lo vivo”.

Há uma semana, dois dias depois da morte de Hugo Chávez ser confirmada, Maduro anunciou que o destino do corpo seria uma urna de vidro na qual permaneceria embalsamado “eternamente”. O presidente interino disse então que o corpo seria levado ao quartel no oeste de Caracas, onde funciona o Museu da Revolução. Seria uma primeira parada rumo ao mausoléu que deve abrigar definitivamente o corpo.

Seguidores do chefe de estado e dirigentes chavistas, porém, cogitaram a possibilidade do corpo de Chávez ser levado ao Panteão Nacional, onde repousam os restos de Simón Bolívar, herói da independência venezuelana e de outros países latino-americanos. No entanto, a proposta precisa ser apresentada na Assembleia Nacional em forma da emenda constitucional.

Papa – Maduro também comentou a escolha do novo papa Francisco nesta quarta-feira – e atribuiu a eleição do argentino Jorge Bergoglio à influência de Hugo Chávez junto a Jesus Cristo “(Ele) deve ter influenciado dos céus para que fosse eleito pela primeira vez na história um papa latino-americano”, disse, em tom jocoso, o presidente encarregado.

“Nós sabemos que nosso comandante ascendeu até essas alturas, está frente a frente com Cristo. Alguma coisa influenciou para que fosse escolhido um papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: chegou a agora da América do Sul. Assim acreditamos”, disse Maduro durante um ato transmitido pelas TVs estatais.

A piada (ou delírio) foi além: “A qualquer momento (Chávez) convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo”, acrescentou Maduro causando risada entre os presentes no ato. Assim que assumiu a Presidência pela primeira vez em 1998, Chávez convocou uma Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna venezuelana de 1999, que mudou o nome do país para “República Bolivariana da Venezuela” e concentrou o poder em suas mãos.

(Com agência EFE)

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br