Saúde

Ceasa-Campinas destaca a Fruta-do-Milagre e suas utilidades

De casca lisa e avermelhada, tamanho pequeno e ação intensa. A fruta do milagre é realmente um prodígio. O principal motivo é a ação da miraculina, uma glicoproteína presente no fruto, capaz de transformar o sabor de uma fruta de polpa ácida como um limão, em algo adocicado e sem nenhuma acidez.
A Fruta-do-Milagre (Synsepalum dulcificum) é nativa da África Ocidental e pertence à família das sapotáceas. Segundo Luis Bacher, produtor e permissionário da Ceasa-Campinas, ela é um arbusto de porte reduzido que atinge em média 1 metro de altura além de conter em sua polpa a glicoproteína miraculina.
Esta substância, ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua, inibe a capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos. “As frutas ácidas e amargas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar. Essa fruta, que ainda é novidade aqui no Brasil, é utilizada há séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente já é bem conhecida nos Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa”, explica Luis.
Além da ação no paladar, o conjunto das folhas, frutos e o porte reduzido garantem uma excelente opção para decoração. “É uma planta de vida longa, que fica mais bonita com o tempo porque encorpa, o fruto fica vermelho. É ideal para compor decoração de casas com vasos ou compor pomar”, ensina o produtor.
A fruta pode ser cultivada em locais a pleno sol e meia-sombra e em áreas de pouco espaço onde frutificará várias vezes durante o ano. “Ela inicia a produção em torno de 3 a 4 anos após a semeadura. Gosta de solo bem drenado, sem encharcamento; preferindo solos ácidos, ph entre 3,5 – 4,8”, esclarece.
Curiosidade
Essa frutífera já é conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII, quando o explorador francês Chevalier des Marchais pesquisou essa espécie e outras nativas da África Ocidental. A frutinha lhe chamou a atenção pelo fato dos nativos a mastigarem antes de consumirem os alimentos.
Serviços
O Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa-Campinas abre para o público em geral às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. Clientes cadastrados têm horário especial de compras às segundas e quintas, das 6h30 às 13h. A Ceasa fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5 em Campinas/SP. O telefone para contato é o (19) 3746-1047.
Ceasa Campinas
Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.