RMC

Cardeal Damasceno recebe título de Cidadão Americanense


Dom Raymundo celebra Missa de Ação de Graças na Basílica de Santo Antônio

 

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, recebe no dia 27 de maio, o Título de Cidadão Americanense, concedido pela Câmara Municipal de Americana (SP) por indicação do vereador Dr. Antônio Carlos Sacilotto. A sessão solene será às 20h, no salão Monsenhor Magi, subsolo da Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua. Antes, às 19h, o Cardeal preside missa de ação de graças também na Basílica.

 

A concessão da honraria foi motivada devido à constante contribuição de Dom Raymundo para o município de Americana, em especial a sua importante participação na criação da Basílica enquanto presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

A criação da Basílica é um pedido realizado pelo bispo diocesano ao Vaticano levando em consideração uma série de aspectos que são analisados de maneira criteriosa pela Santa Sé. Um dos documentos imprescindíveis para que o pedido seja aceito é chamado em latim de Nihil Obstat (nada impede) e é assinado pelo presidente da CNBB. Como Dom Damasceno já conhecia Americana e a dimensão da Igreja, ele prontamente assinou o documento, o que agilizou a finalização do processo e o protocolo junto a Congregação para o Culto e Disciplina dos Sacramentos.

 

Apenas pouco mais de 30 dias após o protocolo, o pedido foi aprovado e então foi criada a Basílica de Santo Antônio. No dia 30 de novembro de 2014 próprio Cardeal instalou a Basílica durante missa solene com a presença de 5 mil fiéis.

 

Biografia:

 

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis nasceu em 15 de fevereiro de 1937, na cidade de Capela Nova, em Minas Gerais. Em 1955 entrou para o Seminário Menor, em Mariana (MG) onde cursou o segundo grau e o curso de Filosofia. Em 1961 foi para Roma onde cursou Teologia e, em 1965 foi para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Em 19 de março de 1968, em Conselheiro Lafaiete, MG, foi ordenado sacerdote. Depois de ordenado, ocupou as seguintes funções: Coordenador de Catequese da Arquidiocese de Brasília; Pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento de Brasília (DF) – 1968-1976; e Chanceler da Arquidiocese de Brasília.

No dia 15 de setembro de 1986, em Brasília, foi ordenado Bispo, pela imposição das mãos do Emmo. Sr. Cardeal Dom José Freire Falcão. Ficou como Bispo Auxiliar de Brasílica até 2004 quando foi nomeado o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. No dia 20 de novembro de 2010 foi criado Cardeal pelo Santo Padre Bento XVI.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br