Iracemápolis

CAPS e SAME são inaugurados em Iracemápolis


A Prefeitura de Iracemápolis inaugurou, na tarde de ontem, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o SAME (Serviço de Atendimento Municipal de Emergência). As duas unidades fazem parte do Complexo de Saúde onde já funciona o Pronto Socorro Municipal.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, da vice prefeita, Denise Calice Martin, do secretário de saúde, do presidente da Câmara Municipal, Pedrão do Noé, além dos vereadores Juca do Ponto, Valdenito Gonçalves de Almeida, Willian Mantz, Donizete Stein, Perci Bueno de Moraes, Elaine Alves e Messias Humberto de Oliveira.

Durante a solenidade, o secretário de saúde João Renato Alves Pereira apresentou as equipes que vão trabalhar nas unidades e reforçou a importância destes dois serviços para a saúde de Iracemápolis. O presidente da Câmara e a vice-prefeita também reforçaram a relevância do CAPS e SAME para Iracemápolis.

Em seu discurso, Valmir contou que as tratativas para instalação das unidades tiveram início em 2013. “É um processo demorado que exigiu muito comprometimento e agilidade de toda a equipe. Nossa cidade perdeu o SAMU há alguns anos e hoje, com orgulho, conseguimos instalar o SAME, que realiza o mesmo trabalho. Por isso, deixo aqui minha gratidão a todos que se empenharam para a realização deste sonho. Nossa cidade merece essa conquista!”, destacou o prefeito.

 

SOBRE OS SERVIÇOS:

CAPS 

O CAPS é um serviço de referência e tratamento em saúde mental, oferecendo atendimento qualificado e multisetorial com olhar integrativo à totalidade do indivíduo em sofrimento mental. O Centro vai contar com uma equipe composta por enfermagem, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional que vão realizar acompanhamento clínico individual e grupal, atividades internas e externas estimulando a reinserção social destes usuários em seu meio a partir do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

SAME

O SAME é APH (atendimento pré-hospitalar) que realiza triagem dos casos por gravidade e complexidade, dimensionamento de cena, inicia o tratamento de modo precoce, estabiliza as funções vitais, previne complicações, trata as condições que possam levar o paciente a risco de morte, transporta o paciente com segurança. Além disso, serão realizados atendimentos de apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policia Militar e a outros serviços quando solicitados. A ambulância é equipada com D.E.A. (Desfibrilador Automático), para atender situações de parada cardiorrespiratória, materiais de imobilização para traumas, kit parto, kit queimados, entre outros materiais. O SAME conta com uma equipe formada por um enfermeiro coordenador, cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas. O horário de funcionamento é 24horas e o telefone de emergência é 192.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br