Santa Bárbara d´Oeste

Capoterapia – Capoeira adaptada para idosos ajuda a melhorar a saúde física e emocional

A capoeira foi criada pelos negros africanos escravizados no Brasil, por volta do século XVII e hoje é ensinada em diversos países em todo o Brasil, seja em academias, escolas, universidades, projetos sociais e instituições para deficientes físicos com necessidades especiais.

Em 2008, a Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN. No ano de 2014,nossa arte foi tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Como esporte, a Capoeira foi oficializada em 2010,pelo Estatuto da Igualdade Racial, sendo reconhecida pelo conselho Nacional do Esporte em 2016.

 

O Grupo Cordão de Ouro que desde 1967 se dedica à preservação e ao desenvolvimento da Capoeira, seja como arte, cultura e esporte, instrumento de educação e cidadania, realiza um sério trabalho de inclusão social, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar proporcionados pela prática da capoeira tem conquistado cada vez mais um público assíduo de idosos.

Chamada de Capoteria, ela promove o encontro de gerações e o resgaste da valorização do respeito pelos mais experientes, garantindo assim a melhora da coordenação motora, elasticidade e fortalecimento muscular essencial para quem atingiu a maioridade.

Os idosos encontraram um novo estímulo para aproveitar a vida. Todos têm mais de 60 anos e escolheram entrar no ritmo. Os idealizadores da iniciativa adaptaram o esporte para a terceira idade. As aulas de capoterapia buscam fazer exatamente o que o nome revela: terapia por meio da capoeira.

Cada vez mais pessoas descobrem que para praticar a capoeira não importa a idade, os exercícios aeróbicos e danças faz com que o aluno, desenvolva benefícios múltiplos como, a perda de calorias, melhora o seu relacionamento interpessoal, aumento da criatividade e superação de depressão.

 Mais informações:

Acesso o site: http://www.grupocordaodeouro.com.br.

Fonte: Leonardo Almeida Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br