Campinas ganha Centro de Treinamento da Airbus no Brasil

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, representou o prefeito Jonas Donizette nesta quinta-feira, 8 de junho, na inauguração, em Campinas, do Centro de Treinamento da Airbus no Brasil, o primeiro da fabricante francesa na América do Sul. O novo centro de treinamento de pilotos, que conta com um simulador completo de voo do Airbus A320, está instalado na UniAzul, universidade da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, localizada na região do Distrito Industrial, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos.

O evento marcou também o primeiro aniversário da decisão da Azul de utilizar o “Training by Airbus” para oferecer treinamentos e cursos em simuladores de voo para a Família A320. Desenvolvido para oferecer treinamentos de tripulação para operadoras da Airbus, o Centro de Treinamento em Campinas é o segundo da empresa na América Latina – o outro fica na Cidade do México. “Este novo investimento reforça a nossa cidade como um centro da aviação, afinal Campinas foi escolhida pela Airbus para receber seu primeiro centro de treinamento na América do Sul”, destacou o secretário André von Zuben, que participou da simulação de um voo no modelo A320. “Foi uma experiência muito interessante, você realmente tem a sensação de estar voando”, revelou.

Equipamento completo permite treinar pilotos e tripulação

O acordo de 12 anos firmado pela Azul com o “Training by Airbus” inclui mais de 70 mil horas de treino de voo. O centro conta em seu espaço com o pacote completo de equipamentos para o treinamento de pilotos para o A320, um simulador completo de voo para a Família A320 e um Airbus Pilot Trainer. Os investimentos para a instalação do simulador foram custeados pela Airbus, enquanto a Azul cedeu o espaço físico na Uniazul, que treina pilotos de outros modelos de avião e comissários de bordo. Apesar de estar localizado na sede da Azul, outras empresas aéreas poderão usar o espaço da Airbus para o treinamento de seus pilotos.

A Prefeitura de Campinas também esteve representada, na inauguração, pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Quércia, e a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli. A cerimônia contou com as presenças do vice-presidente global dos centros de treinamentos e serviços aos clientes da Airbus, Fabrice Hamel, do vice-presidente de vendas para América Latina e Caribe da Airbus, Arturo Barreira, do presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, e do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, Ricardo Bezerra.

Estamos felizes em ver o estabelecimento do Centro de Treinamento da Airbus como referência para o trabalho junto às autoridades da aviação e às maiores companhias aéreas em todo o país. Ele será um centro de excelência para a América do Sul”, afirmou Fabrice Hamel, vice-presidente da Airbus.

Comentários
Posted Under