Santa Bárbara d´Oeste

Campanha sobre vagas exclusivas “É só um minutinho. Volto já!”, surpreende motoristas


Neste final de semana foi lançado a campanha de conscientização sobre vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com deficiência. Intitulado “É só um minutinho. Volto já!”, o vídeo gravado na Praça Central mostra situações reais em que pessoas são surpreendidas com uma cadeira de rodas estacionada em uma vaga de estacionamento convencional. A captação de imagens foi realizada em dois dias nas vagas localizadas em ambos os lados da Igreja Matriz de Santa Bárbara. Após as reações inusitadas da população, a equipe de gravação abordou os motoristas com explicação sobre a iniciativa, enfatizando a preservação da imagem. O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Governo, e veiculado no último sábado (2/4) no canal oficial do YouTube da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e no Facebook oficial e no site da Prefeitura nesta segunda-feira (4).

Uma cadeira de rodas na vaga de um carro pode causar surpresa. Essa foi a ideia da Campanha para que os motoristas sintam-se no lugar das pessoas com deficiência. A iniciativa funciona como uma orientação aos motoristas que fazem uso indevido das vagas. Estacionando na vaga correta, as pessoas podem garantir o fácil acesso aos espaços para quem possui mobilidade reduzida, seja pela idade ou alguma deficiência, e necessita ser beneficiado já que vagas são demarcadas em locais estratégicos para facilitar a vida dessas pessoas.

 

 

“Fizemos uma experiência inusitada de captar imagens no centro de nossa cidade que mostra toda a reformulação da Praça Central, que não ficou apenas bonita e com ruas reabertas, mas conta agora com diversos dispositivos de mobilidade e acessibilidade. São equipamentos que oferecemos às pessoas e desejamos que respeitem”, explicou o prefeito Denis Andia. “O vídeo serve para que as pessoas tenham compreensão exata de que aquele espaço é feito para quem realmente precisa, muito mais porque possui desafios maiores na sua locomoção. É uma campanha nossa para estimular esse gesto de respeito ao direito do próximo”, explicou o Chefe do Executivo.

 

Em Capivari

Em setembro de 2015 a cidade de Capivari fez a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto” e o resultado foi surpreendente. Na ocasião, os motoristas que estacionaram nas vagas de cadeirantes e idosos ou em rampas de acesso receberam uma notificação de “Multa Moral” com a seguinte penalidade: “Aceitar esse puxão de orelha com bom humor e admitir seu erro. Pense que esta vaga existe por um motivo especial: Ela é adaptada às necessidades de quem realmente precisa. Você não gostaria que impedissem sua mobilidade. Então reflita melhor da próxima vez”.

O prefeito, Rodrigo Proença, acompanhou a ação e falou sobre a importância da campanha.“Este projeto foi muito bem desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa e Mobilidade Reduzida. As vagas para deficientes e idosos precisam ser respeitadas, além das rampas de acesso que facilitam a locomoção destas pessoas. A Prefeitura de Capivari não tem medido esforços para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos e deficientes, como por exemplo, a doação de cadeiras de rodas e o auxílio para a facilidade na entrada no mercado de trabalho, porém é preciso que todos façam sua parte,” ressaltou.

 

 

 

 

 

Foto: Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br