Câmara entrega título de cidadão emérito a Antonio Carlos Sacilotto em sessão solene nesta sexta

A Câmara Municipal de Americana realiza na sexta-feira (25) sessão solene para a entrega do título de cidadão emérito ao senhor Antonio Carlos Sacilotto, pelos relevantes serviços prestados.

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelo canal 4 da NET.  A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Odair Dias (PV).

 

Biografia

 

Antonio Carlos Sacilotto, engenheiro civil e professor universitário. Nascido em Americana em 08 de setembro de 1946. Casado há 33 anos com Rosa Maria Reis Sacilotto, médica pediatra e hebiatra. Pai de Agnes Thais Sacilotto, economista, e Renê André Sacilotto, médico.

 

Ao concluir o colegial com dezesseis anos, ingressou através de processo de seleção no curso de Engenharia Militar na Academia Militar de Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.  Um ano depois, deixou a escola militar e ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos, na Universidade de São Paulo. Foi lá que se graduou e posteriormente fez seus cursos de pós-graduação e mestrado em engenharia. Sua especialidade na área de engenharia civil é calculo estrutural e fundações.

 

Recém formado, foi convidado pelo então prefeito municipal de Americana, Abdo Najar, a assumir a Diretoria de Obras e Viação da Prefeitura de Americana, seu primeiro emprego como engenheiro. No ano de 1984, juntamente com seus irmãos e cunhado, fundou a Construtora SAMA, responsável por inúmeras obras no Estado de São Paulo, construindo indústrias, escolas, pontes e viadutos.

 

Atua na área acadêmica como professor universitário há 28 anos, nos cursos de engenharia civil da Escola de Engenharia de Piracicaba, da UNIMEP e UNISAL. Foi professor também no curso de arquitetura da UNIMEP.

 

É membro do Rotary Club de Americana, há 30 anos, tendo sido seu presidente por quatro vezes, desenvolvendo e defendendo projetos comunitários de prestação de serviços visando resolver os desafios mais difíceis da comunidade.

 

Como voluntário foi responsável pelo projeto e acompanhou toda a obra de construção do Centro Comunitário do bairro Vila Mathiensen. Participou da doação de área e do projeto para a ampliação da Casa da Criança de Dom Bosco, instalada também no bairro Vila Mathiensen, que hoje atende mais de 150 crianças.

 

Como engenheiro trabalhos durante anos e intermediou toda a negociação além de acompanhar todo o processo das obras de Duplicação e pavimentação da Avenida Cillos até a abertura das ruas para sua interligação com a Avenida Iacanga.

 

Ingressou na vida pública por influência de seu irmão Vicente Sacilotto Netto, que foi vereador por três mandatos, e presidente da Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos, de 2001 a 2016, foi Presidente da Câmara no biênio 2011 – 2012 e autor de mais de oitenta leis, algumas com repercussão nacional. Atualmente, continua atuando na área acadêmica e de engenharia, e em março assumiu com diretor do Escritório da Casa Civil do Governo do Estado.

Posted Under