Câmara de Limeira faz homenagem e aprova moção de apoio aos médicos cubanos

Proposta, votada por unanimidade, é de iniciativa do vereador Marco Xavier

 

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, moção de apoio aos médicos cubanos, que fazem parte do Programa Mais Médicos, pelos relevantes serviços prestados para a população de Limeira, na sessão ordinária de segunda-feira, 20. A proposta foi do vereador Marco Xavier (PSB), que justificou a iniciativa como uma homenagem a esses profissionais. “É uma homenagem singela, pois gostaríamos de oferecer um Título de Cidadão a cada um de vocês”, disse se dirigindo aos médicos presentes na sessão, que foram aplaudidos de pé pelos munícipes e vereadores.

 

Limeira recebeu 52 médicos cubanos por meio do Programa Mais Médicos, que foram distribuídos em todas os Centros de Saúde da Família (CSF), em jornada de trabalho de 32 horas semanais.

 

“Nesses três anos, eles trabalharam com afinco e a população de Limeira soube reconhecer o trabalho deles. A nossa cidade, infelizmente, não tinha um médico diário nos postos de saúde, e foi através dos programas Mais Médico e Saúde da Família que a nossa cidade pôde conhecer o que é uma Medicina mais próxima do cidadão”, disse o parlamentar. Xavier também disse que os médicos brasileiros especialistas reconheceram a importância dos médicos cubanos em Limeira, por fazer um trabalho básico no atendimento da população.

 

A Moção 28/2017 também considerou o impacto positivo da participação dos médicos cubanos no combate à dengue, na queda da mortalidade infantil e no cuidado com as diversas doenças crônicas.

 

Líder do governo, o vereador Jorge de Freitas comentou a moção e a homenagem. Ele parabenizou o autor da moção e elogiou o trabalho dos médicos de Cuba. “Temos que valorizar e enaltecer os médicos cubanos, que fazem um trabalho brilhante, excepcional, auspicioso, em todos os postos de saúde da nossa cidade”, disse. Jorge ainda ressaltou que o Programa Mais Médicos foi uma iniciativa do governo Paulo Hadich (PSB) e da bancada do PT da Câmara, na legislatura anterior.

 

Os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PPS) e Helder do Táxi também se pronunciaram a favor da moção.

 

Título de Agradecimento

 

Na sexta-feira (17), o prefeito de Limeira Mario Botion já havia entregue o “Título de Agradecimento” aos profissionais cubanos. Segundo o portal de notícias da Prefeitura, Botion ressaltou que o atendimento desses profissionais foi de primeira qualidade, sobretudo pela maneira acolhedora com que trataram os pacientes. “Fizemos questão de realizar essa cerimônia em agradecimento a tudo o que os médicos proporcionam aos munícipes. Estamos satisfeitos pelo trabalho realizado”, afirmou.

Foto: Matheus Fonseca / Câmara Municipal

 

Comentários