Biblioteca Municipal de Piracicaba reabre com melhorias

O espaço recebeu melhorias no anfiteatro e adequações na setorização de livros

A Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, administrada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) será aberta novamente para visitação, a partir desta segunda-feira, dia 21, depois de um período de dedetização e pintura no anfiteatro. Durante o período em que esteve fechado, o espaço recebeu ainda, adequações que devem facilitar o acesso dos usuários aos livros, principalmente, de literatura.

Além do acervo de 91 mil exemplares distribuídos em literatura brasileira, estrangeira, infantojuvenil, técnico, de pesquisa, entre outros, o espaço oferece de serviços de consulta, empréstimos, diálogos com estudantes de escolas municipais e particulares, contação de histórias e resgate histórico do município.

Atualmente a biblioteca conta com 14.300 pessoas cadastradas, que podem fazer o empréstimo de livros. “As pessoas podem pegar até três livros pelo prazo de 14 dias corridos. Em caso de atraso na devolução, é cobrada multa de R$ 1,60 por dia, sendo o valor multiplicado pelo número de livros. Neste mês de agosto, em comemoração aos 250 anos de Piracicaba, não cobraremos multa na devolução do livros atrasados, que desde 2011, somam mais de 1 mil”, explica a diretora Rosana Oriani.

De acordo com a bibliotecária Melysse Martim, a biblioteca é hoje, um espaço de lazer e cultura. “A leitura que é cultural, é prazerosa, entretanto é um lazer”, comenta.

Todos os dias cerca de 250 usuários se utilizam dos serviços da Biblioteca Municipal. Essa estatística se dá em meio à procura por títulos que atendem principalmente, à solicitações das listas de livros obrigatórios para exames de vestibular e obras em série.

A Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro.

I Mostra Coletiva Cultural de Piracicaba.

A partir do dia 22 de agosto, a Biblioteca Municipal recebe no hall de exposição, a I Mostra Coletiva Cultural de Piracicaba que reune trabalhos de artistas da cidade. A exposição contará com trabalhos que resgatam a tradição da região do médio Tietê, no universo caipira e folclórico.