Barbarense conquista 1º lugar de destaque no Salão Internacional do Humor de Americana

Santa Bárbara d’Oeste respira arte e é referência em toda a região. O nome da vez é Arthur de Oliveira da Silva, aluno de desenho artístico e cartum do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol II, do professor Rodrigo Geraldo. Com apenas 10 anos, desenhando e concorrendo pela primeira vez, ele conquistou o 1º lugar de destaque no 18º edição do Salão Internacional do Humor de Americana. A entrega do certificado e prêmio aconteceu no dia 21 deste mês no Centro Cultural e “Professor Léo Sallum” pelo organizador do evento, professor Geraldo Basanella.

 

O prêmio foi uma surpresa para o aluno e seus pais. “Ao mesmo tempo achei legal e fiquei surpreso de ganhar o prêmio. É a primeira vez que estou fazendo. Para atender o tema do Salão, eu desenhei um homem na corda bamba com um graveto e nas pontas o trabalho, saúde e família e outro tempo. A corda é a vida. O relógio é o tempo. O graveto é uma balança”, disse Arthur. “Só sei que fiquei muito feliz e surpreso com isso. Antes eu desenhava e não conseguia desenhar como eu queria. Aí meus pais me levaram no CEU para fazer aula de desenho. O Rodrigo me ensinou bastante coisa para melhorar o desenho”, complementou o aluno.

 

Welton Fernando da Silva, pai do pequeno desenhista, ressaltou que o curso e a premiação trouxeram alegria para Jussara, mãe, Rafaela, irmã, sua família. “Ele sempre quis desenhar. Só que ainda não tinha as técnicas e procuramos curso da Prefeitura. É um estilo para começar a aprender e com isso surgiu a oportunidade para expor. Ficamos surpresos com o prêmio. Nunca pensamos que o Arthur ia ganhar, porque era a primeira vez. Ele tem 10 anos e já recebeu um prêmio. A gente queria antes representar a cidade. Foi uma surpresa maravilhosa para a família. Hoje ele se dedica muito, pensa no futuro quem sabe um dia ele trabalhará com arte”, frisou.

Além de Arthur, receberam menções honrosas os alunos Eduardo Silva (Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum”) e Ana Maria Pinto (Museu da Imigração). A edição 2017 do Salão do Humor de Americana aconteceu no saguão da Câmara Municipal de Americana, de 27 de maio a 4 de junho, reunindo centenas de obras de humor em nove modalidades, com premiações para os melhores trabalhos de autores das cidades da região. Com obras de charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos, tirinhas, pequenos contos de humor e poemas jocosos, caricatura em escultura, mangá humor e grafite humor, o tema proposto foi o “O Efêmero e o Peremptório”.

 

Faça como Arthur

 

A partir de julho serão abertas as inscrições para o curso de desenho de artístico e cartum nos espaços culturais. Podem se inscrever pessoas a partir dos 10 anos de idade, preenchendo a ficha de inscrição, anexando cópia do RG e comprovante de endereço. Para os menores de idade, o responsável legal deverá assinar a inscrição). As aulas acontecerão a partir de agosto. Confira:

 

Centro do Romano – 03/7 abertura das inscrições. O Centro Cultural Edgard Tricânico D’Elboux oferecerá aulas para duas turmas de desenho artístico, às segundas-feiras, às 8 e às 14 horas. O Centro Cultural está localizado na Rua Padre Arthur Sampaio, 76, no Conjunto Roberto Romano, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Informações: (19) 3454.0331.

 

CEU de S.Bárbara –  03/7 abertura das inscrições. As aulas serão às terças-feiras, com opção em dois horários às 9 horas e às 14 horas. O CEU está localizado na Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações: (19) 3458-5868.

 

Léo Sallum – 03/7 abertura das inscrições. São duas turmas de cartum, às quartas-feiras, às 8 e às 14 horas, e duas turmas de desenho artístico, às quintas-feiras, às 8 e às 14 horas. O Centro Cultural está localizado na Rua do Algodão, 1450, na Cidade Nova. Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Informações: (19) 3457-4627.

 

Museu da Imigração – 04/7 abertura das inscrições. São duas turmas, às 9 e às 14 horas. O Museu da Imigração está localizado na Rua João Lino, 371, no Centro, e funciona de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas. Informações: (19) 3455-5082.