Santa Bárbara d´Oeste

Baque de Santa traz Mestre Hugo Leonardo para Santa Bárbara d´Oeste

Oficina especial de Baque Virado com Nação Leão da Campina e Baque de Santa acontece, dia 20/04, a partir das 18h na Estação Cultural.

O grupo de maracatu Baque de Santa tem a honra de realizar uma oficina especial de Baque Virado com o Mestre Hugo Leonardo, da Nação Leão da Campina, de Pernambuco, dia 20 de abril, quarta-feira, das 18 às 22 horas. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e acontecerá no Armazém da Estação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi.

O maracatu pernambucano, declarado em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é marcado por sua percussão e dança. Teve sua origem nas congadas – cerimônias de coroação dos Reis e Rainhas do Congo. A percussão é baseada em tambores, chamados alfaias, acompanhados de caixas de guerra, taróis, ganzás, agbês e gonguê. Os primeiros registros datam de, aproximadamente, 300 anos atrás. O Maracatu de Baque Virado sempre começa em ritmo compassado, que depois se acelera, embora jamais alcance um andamento muito rápido. Antes de se ouvir a corneta ou o clarim, que precedem o estandarte da Nação, é a zoada do “baque” que anuncia, ao longe, a chegada do Maracatu.

A última vinda do Mestre Hugo Leonardo, em Santa Bárbara d’Oeste, foi em setembro passado. Seu grupo, Nação Leão da Campina, é um grupo de maracatu de Nação Angola e foi fundado em julho de 1997, sendo referência em sua comunidade, contribui para a transformação social de jovens e viabiliza oportunidades para artistas de diversos talentos. O batuque dessa Nação é forte e veloz e, suas loas, transmitem amor à Nação, à Rainha e aos Nkisses (Orixás). Suas cores de estandarte são o vermelho branco e azul.

Oficina de Maracatu

Com o objetivo de valorização e fortalecimento da cultura brasileira, disponibilizando acesso à população de Santa Bárbara d´Oeste e região, o grupo Baque de Santa, em parceria com a Fundação Romi, realiza, na Estação Cultural, a oficina de Maracatu. Aberta tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência com a percussão e a dança característica do Maracatu, a oficina é gratuita e acontece às quartas-feiras, das 18h30 às 21h. Os interessados podem realizar suas inscrições diretamente na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, aos sábados das 8h30 às 16h30 e, aos domingos, até às 11h30. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br