24Horas Saúde

Bahia tem 224 bebês com microcefalia


Na Bahia, 224 bebês tiveram diagnóstico confirmado para microcefalia, até o início desta semana, desde o início das notificações, em outubro do ano passado. Outros 352 casos ainda não foram analisados pela Secretaria de Saúde do estado.

As notificações levam em conta os novos critérios do Ministério da Saúde, que estabelece o diagnóstico da microcefalia em crianças do sexo masculino com perímetro cefálico menor ou igual a 31,9 centímetros. Nos bebês do sexo feminino, a malformação é notificada caso o perímetro cefálico seja igual ou inferior a 31,5 centímetros.

Dos casos no estado, 34 bebês morreram em decorrência da microcefalia, em 26 municípios. A capital Salvador lidera o número de mortes, com seis óbitos.

Uma das principais causas da microcefalia está ligada diretamente ao vírus zika, transmitido pelo Aedes agegypti, também transmissor da dengue e da chikungunya. Na Bahia, no primeiro semestre deste ano foram registrados 50.872 casos de zika, 39.584 de chikunguya e 58.664 casos prováveis de dengue.

Ainda em relação ao zika vírus, responsável pelo surto de microcefalia em todo o país, a Bahia teve 347 municípios com casos da doença, o equivalente a 83,25% do estado. Mais da metade das pessoas infectadas com zika na Bahia são do sexo feminino.

Agência Brasil

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br