RMC

Autoridades abordam prevenção às drogas em curso nesta segunda-feira em Americana

Autoridades abordaram em Americana, na tarde desta segunda-feira (17), a importância da prevenção ao uso e abuso de drogas. O assunto é tema do  Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores que será promovido até quarta-feira (19), das 14 às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal, pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas (Comad), Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Americana e Dipe (Divisão de Prevenção e Educação) do Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil).

O presidente do Comad Americana, Uilson França, ressaltou a importância do curso para a formação de agentes multiplicadores de informações. “Todos estão empenhados em trabalhar a prevenção, inclusive em nosso meio social, por isso, a preocupação em capacitar os participantes para que tenham orientações e conhecimento sobre o assunto e a importância de serem multiplicadores das informações, atuando nas comunidades, escolas e junto aos próprios familiares também agradecemos ao DENARC, que é um órgão apto e experiente para realizar este trabalho e a equipe está sempre pronta para atender todos os municípios que investem na prevenção às drogas”, explicou.

A questão das drogas, na opinião do secretário Aílton Gonçalves Dias Filho, é um dos grandes problemas do município e do país. “Principalmente na década de 80, com a introdução do crack, que tem feito há décadas um estrago na vida dos consumidores e de seus familiares. Tudo o que podemos fazer para evitar o uso e a dependência é um esforço em conjunto com a sociedade para ações de prevenção. A porta de entrada da droga é aberta, mas a porta de saída não é tão simples assim. Estamos lutando contra esse problema de saúde pública.   Porém, não existe cura para essa doença química ainda, por isso, precisamos trabalhar na prevenção. Que as crianças e os adolescentes fujam desta situação de drogas. Que os participantes do curso possam ajudar as famílias que sofrem com esse problema tão grande”, disse o secretário de Ação Social.

A cobrança da sociedade para o combate ao tráfico de drogas é grande, segundo o diretor da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marcos Guilherme, “É uma questão que a sociedade cobra do Poder Público, difícil de reverter totalmente porque é uma relação de desejo de consumo e de comércio de drogas. Através de palestras e abordagens, nos fazemos presentes nas escolas e nas ruas para combatermos este mal”, afirmou o comandante da Gama.

O investigador de polícia e especialista em prevenção às drogas, Alexandre Avilez, proferiu nesta segunda-feira a palestra sobre “Farmacologia – Aspectos Científicos e Conceitos do Uso e Abuso de Drogas” e “Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”. “Procuramos mostrar algumas situações referentes à prevenção. Prevenção vem antes da repressão. É muito mais segura, barata e eficiente. Os pais ficam inseguros para abordar o assunto com os filhos, mas devemos estimular o diálogo na família. Devemos incentivar a realização de cursos profissionalizantes e outras atividades para que as crianças não permaneçam expostas nas ruas. Precisamos somar as ideias para agir em conjunto no dia a dia. O Denarc se preocupa com a parte científica e também com o ser humano. Prevenir e informar é nosso objetivo,  recuperar é nossa missão e ver um ser humano mais feliz é nosso sonho”.

Cerca de 50 pessoas de diversos segmentos da sociedade, entre elas guardas municipais e representantes das cidades da região de Capivari, Limeira, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Paulínia, Hortolândia e Itapira, estão participando da Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas.

O curso prossegue com as atividades nos dias 18 e 19. Serão abordados os temas: “Os Aspectos Jurídicos da Lei sobre Drogas – 11.343/06” e “Aspectos Biopsicossociais e Fatores de Risco e Proteção”, por Thiago Magno; “Boas Práticas na Prevenção às Drogas e ao Álcool”, por Regina Ribeiro Neves: e “O Papel e Influências das Mídias na Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas”, por Ângela Campeli.

Fotos: Susy coutinho

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br