Artista Alemão expõe trabalhos de colagem inspirados na “Boca do Lixo” de São Paulo

“Pedacinhos Resgatados do Chão” traz a atmosfera sexual do centro da capital paulista na visão de Florian Foerster

A Galeria Recorte recebe a partir de 5 de Maio sua primeira exposição internacional, intitulada “Pedacinhos Resgatados do Chão”, do artista alemão Florian Foerster. A mostra é composta por obras de arte originadas de papelão, papel de seda e tinta a óleo, com o objetivo de criar imagens sensuais, reais ou imaginárias, com corpos solitários ou entrelaçados que se insinuam em meio ao cenário da chamada “Boca do Lixo”, na região central de São Paulo, onde desenvolveu sua pesquisa durante visitas permanentes à cidade desde a década de 1990. Parte das obras dessa série (“Body Fragment”) já foi exposta na Galeria Display, em Londres, mas para essa mostra na Galeria Recorte o artista apresentará trabalhos inéditos.

Nascido em Ondeburg, na Alemanha, Florian Foerster estudou arte em Manchester, na Inglaterra, e apaixonou-se por São Paulo ao fazer uma oficina de gravura no museu Lasar Segall. Desde então já apresentou exposições solo de seus trabalhos na Galeria Sunge, em Berlin; Liverpool School of Architecture, em Liverpool, e Goethe Institute, em Manchester, ambas cidades inglesas; entre outras localidades.

“Fiquei fascinado ao conhecer a São João, o Anhangabaú, por volta de 1994. Os clubes, as casas de show, a atmosfera sensual que não existe mais. Aquela parte da cidade tem uma influência muito grande sobre o meu trabalho”, afirma Florian. “O nome da exposição revela que em meio às várias camadas que compõem a minha obra há fragmentos que recolhi do chão”, completa o artista.

São Paulo também está presente na série ‘Fragments-SP’, com colagens feitas a partir de papelões, papéis variados e retalhos de suas gravuras e desenhos, em uma espécie de releitura das memórias coletadas dos lugares que conquistaram o artista alemão na capital paulista. A exposição das duas séries, com cerca de 20 obras, fica em cartaz até 24 de Junho, com entrada franca e é indicada para maiores de 14 anos.

SOBRE A GALERIA RECORTE

A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de cabeleireiros.

AGENDA

EXPOSIÇÃO “PEDACINHOS RESGATADOS DO CHÃO” de FLORIAN FOERSTER

De 05 de maio a 24 de junho – Abertura 05 de maio às 19h

Indicado para maiores de 14 anos

GALERIA RECORTE – Rua Augusta, 829 – São Paulo

Site: www.galeriarecorte.com.br – Facebook: www.facebook.com/galeriarecorte

Telefone: (11) 3368-9824/ (11) 98200-0805

Comentários