24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Artigo: Empreender em tempos de incerteza


Todo empreendedor é, por natureza, observador, e gosta de correr riscos. Na minha concepção, para empreender é necessário aperfeiçoar o faro pra oportunidades, criar coragem e fazer acontecer. Por isso, digo que empreender tem menos relação com o gênero e mais relação com o senso de oportunidade do empreendedor, ainda mais quando precisamos de criatividade para driblar o momento econômico do país. Lembrando que quanto mais difícil o momento, maior a pressão, porém, acredito que é possível realizar tudo que sonhamos quando temos crença em nós mesmos, uma boa dose de ousadia e foco! Sonhe, faça de seu projeto uma causa, um propósito, de forma que ele faça parte de sua vida.

Nunca devemos focar na dificuldade e sim na solução. Fundei minha empresa no início dos anos 1990, em plena crise, e só me dei conta disso muito tempo depois. Acho que se tivesse focado na crise, ou seja, no problema, talvez hoje eu não teria um grupo que movimenta mais de 110 mil colaboradores por ano. O empreendedor vê mais oportunidades que ameaças, cria seus recursos em direção aos seus objetivos e vence de seu próprio jeito!

O importante é empreender sempre naquilo que você tem paixão, te traz satisfação e, acima de tudo, no que você tem conhecimento. Conhecer profundamente o seu negócio, as necessidades do seu público alvo e acreditar que pode fazer são fatores cruciais para o sucesso do empreendimento. Não existe receita, mas sempre gosto de lembrar que oportunidade significa crise em chinês. Como já mencionei acima, o bom empreendedor deve ver mais oportunidades do que ameaças, então tire o S da crise e CRIE!

Apesar de acreditar que empreendedorismo está ligado à oportunidade e não ao gênero, a mulher tem características valiosas para empreender e ser líder. O perfil feminino se adapta ao modelo de gestão com visão mais prática e voltado para o diálogo. Além disso, as mulheres são mais acessíveis, otimistas, dedicadas e sua capacidade agregadora permite que conheça melhor os seus liderados, o que contribui para o trabalho em equipe. Como sempre gosto de afirmar: ser mulher traz em si a capacidade de ser múltipla.

Enfim, independentemente de gênero, acredito que é hora de sair da zona de conforto, ter determinação, ousadia de criar o novo, ficar atento às oportunidades, sonhar grande, ter foco e acreditar no seu talento. Com otimismo, disciplina e coragem, vamos superar as dificuldades do momento e vencer. Existe uma crise instalada, sem dúvida, mas a boa notícia é que dá para ganhar dinheiro mesmo assim. Se já empreendedor, invista em melhorias de seus processos, inove em produtos e, acima de tudo, trabalhe seu time, qualifique, aperfeiçoe, recicle e remaneje. Se vai empreender, analise mercados aonde a crise ainda não chegou, pesquise, planeje, defina seu plano de ação e mãos a obra.

Persiga seu sonho, acredite que pode fazer a diferença e o melhor, tenha foco no resultado de seu trabalho e não no dinheiro. Com sua dedicação e trabalho você irá fazer os clientes te escolher, e aí é sucesso garantido. O dinheiro virá por consequência, é ele que vai acabar seguindo você.
*Helena Ribeiro é CEO Grupo EmpZ e mantenedora da Faculdade Esup, certificada CEO FGV.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br