26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Secretaria de Meio Ambiente lança projeto “Comemorando e Preservando” para divulgação de agenda ambiental

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, passará a divulgar a partir deste mês uma agenda ambiental, com datas que são importantes para a conscientização e educação ambiental. O projeto “Comemorando e Preservando”, que está sendo lançado pela secretaria, vai ressaltar datas comemorativas relativas ao meio ambiente, com informações e abordagens sobre os temas em destaque a cada mês. No dia 11 de janeiro, Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos, haverá divulgação sobre o tema com referências técnicas e trabalho de educação ambiental.

 

A metodologia utilizada para a implantação do projeto visa aproveitar, de forma simples, os recursos já disponíveis pela pasta para implantação das ações previstas. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, foi instituído o calendário contendo as datas a serem divulgadas no projeto, com base nas informações oficiais disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Consórcio PCJ.

 

“Em cada data comemorativa será criada uma arte especifica contendo orientações técnicas que representem e despertem a consciência ambiental da população, com a participação de empresas e diversos segmentos da sociedade para a divulgação”, disse o secretário de Meio Ambiente.

 

O material informativo será encaminhado por meio de correspondência eletrônica ao mailing da prefeitura, da Associação Comercial e Industrial (ACIA), do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (Sincomércio), atingindo inicialmente um público de 15 mil pessoas. Outras parcerias estão sendo realizadas com empresas da cidade e interessados também podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 34717770 para receberem o material.

 

O presidente da ACIA Dimas Zulian reforçou o compromisso da entidade para a preservação do meio ambiente. “O desenvolvimento econômico só faz sentido se promover vida saudável para os cidadãos, assim esta divulgação se torna muito importante promovendo desenvolvimento com sustentabilidade”.

 

O projeto “Comemorando e Preservando” também recebeu apoio do Sincomercio. “Estamos sempre buscando apoiar projetos que provoquem nas pessoas uma reflexão quanto à responsabilidade ambiental”, disse Vitor Fernandes, presidente do Sincomercio.

 

Calendário das datas comemorativas voltadas ao meio ambiente

 

Janeiro

11 – Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Fevereiro

2 – Dia Mundial das Zonas Úmidas

6 – Dia do Agente de Defesa Ambiental

Março

1 – Dia do Turismo Ecológico

16 – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

21 – Dia Mundial das Florestas

22 – Dia Mundial da Água

Abril

15 – Dia do Rio Piracicaba e da Conservação do Solo

19 – Dia do Índio

22 – Dia Mundial do Planeta Terra

28 – Dia da Caatinga

Maio

3 – Dia do Solo e do Pau-Brasil

17 – Dia Mundial da Reciclagem

22 – Dia Internacional da Biodiversidade

27 – Dia da Mata Atlântica

Junho

3 – Dia Nacional da Educação Ambiental

5 – Dia Mundial do Meio Ambiente

8 – Dia Mundial dos Oceanos

17 – Dia Mundial de Combate à Desertificação

Julho

17 – Dia de Proteção às Florestas

 

Agosto

14 – Dia de Combate à Poluição

Setembro

5 – Dia da Amazônia

11 – Dia Nacional do Cerrado

16 – Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

21 – Dia da Árvore

22 – Dia da Defesa da Fauna

Outubro

4 – Dia Mundial dos Animais

12 – Dia Mundial para Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar

15 – Dia do Consumo Consciente

Novembro

24 – Dia do Rio

Dezembro

10 – Dia Internacional dos Povos Indígenas

21 – Dia da Consciência Ecológica

29 – Dia Mundial da Biodiversidade

 

AGROTÓXICOS

O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos e aumentar a produtividade.

Os agrotóxicos são considerados extremamente relevantes no modelo de desenvolvimento da agricultura no País. O Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. Em decorrência da significativa importância, tanto em relação à sua toxicidade quando à escala de uso no Brasil, os agrotóxicos possuem uma ampla cobertura legal no Brasil.

Quando utilizado um agrotóxico, possui grande potencial de atingir o solo e as águas, principalmente devido aos ventos e à água das chuvas, que promovem a deriva, a lavagem das folhas tratadas, a lixiviação e a erosão. Além disso, qualquer que seja o caminho do agrotóxico no meio ambiente, invariavelmente, o homem é seu potencial receptor.

Apresentam um largo espectro residual, tendo, também, grande poder bioacumulativo (se acumula nos diversos níveis da cadeia alimentar). A utilização de agrotóxicos na agricultura ocasiona o contato, direto ou indireto, do homem com esses materiais. Diretamente, devido ao contato com estas substâncias e/ou produtos em ambientes por estes contaminados. E, indiretamente, através da contaminação da biota de áreas próximas a plantações agrícolas, que acaba por desequilibrar os ecossistemas locais, trazendo uma série de injúrias aos habitantes dessas regiões.

Os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos para a saúde humana têm sido objeto de estudos elaborados por profissionais da saúde, os quais têm detectado a presença dessas substâncias em amostras de sangue humano, no leite materno e resíduos presentes em alimentos consumidos pela população em geral, apontando a possibilidade de ocorrência de anomalias congênitas, de câncer, de doenças mentais, de disfunções na reprodutividade humana relacionadas ao uso de agrotóxicos.

Uma alternativa saudável são os alimentos orgânicos, isentos de adubos químicos e venenos para pragas, não contêm hormônios e remédios (caso de animais), não contêm corantes, conservantes químicos e aromatizantes (caso dos alimentos orgânicos processados). Consumir alimentos orgânicos é uma forma de valorizar o trabalho de quem produz, respeitar a natureza e agregar qualidade de vida a quem consome.

 

Unidade de Imprensa : Daniela Alves

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!