RMC

Americana realiza ações sobre aleitamento materno

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Unimed de Santa d’Oeste e Americana, realiza entre os dias 1º e 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Instituída pela ONU (Organização Mundial de Saúde), a Semana é comemorada em 120 países. No Brasil, este ano ela terá como tema “Todos Juntos pela Amamentação” e diversas ações serão realizadas para divulgar e incentivar a prática.

 

Amanhã (1/8), às 19h, será realizada oficialmente a abertura, com duas palestras no Teatro Paulo Autran (Instituto Educacional de Americana), proferidas pelos palestrantes, Simone de Carvalho, pedagoga, pós-graduada em psicologia do desenvolvimento infantil pela PUC de São Paulo e mestre em Ciências da Saúde na área de pediatria pela Unicamp e pelo médico, Paulo Roberto de Almeida, formado pela Universidade de Brasília, especialista em pediatria e membro do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil de Americana e da Associação Médica de Americana.

 

Na quarta-feira (2/8) haverá um trabalho de orientação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos para as usuárias, atividade que ocorrerá entre as 8h e 15h30; na quinta-feira (3/8), das 14h às 17h haverá uma roda de conversa com profissionais da área da saúde neonatal e infantil, no auditório do Hospital Unimed; no domingo (6/8) às 9h, será realizada uma caminhada no Jardim Botânico Municipal e, encerrando a semana, na segunda-feira (7/8) acontecerá uma roda de conversa com mães e gestantes que são acompanhadas pela rede municipal de saúde, este evento irá acontecer nas dependências da maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, no período das 10h às 11h.

 

ALEITAMENTO

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses e complementado com alimentação saudável até dois anos. É sabido que o leite materno contém todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável da criança. Ele colabora na formação do sistema imunológico e previne alergias, obesidade e infecções; além disso, o ato de amamentar estabelece uma relação de afeto entre a mãe e a criança.

 

Em Americana, o programa Mamãe-Nenê realiza o acompanhamento de recém-nascidos até aos três anos de idade; iniciado em 2009 ele já atendeu aproximadamente 2.300 crianças e em torno de 7 mil mães das diversas regiões da cidade. O programa incentiva o aleitamento materno entre outras práticas saudáveis que são realizadas por um grupo composto por sete profissionais de saúde junto à Clínica de Fonoaudiologia, na UBS Cillos, local de referência no município para o atendimento aos recém-nascidos.

 

“É plausível qualquer atividade que estimule a prática do aleitamento materno, pois além de fortalecer a relação afetiva, a amamentação com leite materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde do bebê e da mamãe”, destacou o secretário de saúde, Nilton Lobo.

 

O Teatro Paulo Autran está localizado à Rua Belém, nº 233, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; o Jardim Botânico fica na Rua Abrahim Abraham, nº 450 (Anexo ao Parque Ecológico Municipal) e o Hospital Unimed na Avenida Brasil, nº 815, Jardim Girassol. Para participar das palestras os interessados deverão se inscrever acessando a página mamãe-nenê Americana (eventos) ou pelo link: https://goo.gl/vSXhD8.

 

A Secretaria de Saúde está recebendo o apoio do Instituto Educacional de Americana, grupo de orientação Madre Ser e Foto Estúdio Yamashita, para a realização dos eventos.

 

 

Unidade de Imprensa
Foto ilustrativa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br