24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Alunos do Núcleo de Educação Integrada participam de mais uma edição do “Recitar: a palavra em Verso Vivo”

Entre os dias 08 e 11 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promove a 2ª edição do “Recitar: a palavra em Verso Vivo”, com foco nos 200 anos do Município.

“Em comemoração a essa data tão especial, os poemas de autores barbarenses terão que ser compostos obrigatoriamente com o foco no bicentenário da nossa cidade. Para tanto, seus autores poderão buscar inspiração na história de nosso município, nas suas personalidades históricas, na sua gente, nos pontos turísticos existentes e nos que já existiram, em seus casos e ‘causos’, seu desenvolvimento econômico e crescimento populacional, suas tradições, seus aspectos e qualidades geográficas, tudo o que possa enaltecer nossa cidade nos seus dois séculos de existência”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

O Concurso de Encenação de Poesias é voltado aos estudantes barbarenses de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, englobando o Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além de grupos barbarenses de teatro – que participam em categorias específicas ou como convidados. A proposta, segundo os organizadores, é incentivar a composição de poemas em comemoração ao bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste, bem como despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa além de valorizar novos talentos literários barbarenses.

Orientados pelo Educador do Núcleo de Educação Integrada, Denis G Ferreira Espanhol, na montagem e composição da cena, adaptação dos textos, figurino e coreografia, os alunos do NEI – Pedro Luciano, Gabriel Medeiros, Nicolas Nascimento, Milena Nascimento, Kevyn Erik, Melissa Oliveira, Stella Maris, Jéssica Usson, Daniel Ricci, Gabriel Ramos, Letícia Estoque, Lorenna Cipriano, Bruna Patrício e Guilherme Arena – preparam dois esquetes: “Mudança de Idade” e “Rapsódia Barbarense”.

“O ‘Recitar’ é um projeto que visa não apenas a encenação, mas também a declamação de poemas, sem contar todo o processo de pesquisa e estudo envolvendo professores e alunos. Assim, cada escola cria seus esquetes, seguindo as diretrizes do concurso. Nós, do Núcleo de Educação Integrada, apresentaremos um esquete na categoria Autor Consagrado com o poema “Mudança de Idade” do autor moçambicano Mia Couto e outro na categoria Autor Barbarense com o poema “Rapsódia Barbarense”, organizado pela também Educadora do Núcleo de Educação Integrada, Maria Regina Sargiolato, o qual é composto por fragmentos de poemas escritos por ex-alunos do Núcleo de Educação Integrada.”, pontua Denis.

“O processo construtivo que o “Recitar” desencadeia é muito positivo, tanto nos adolescentes e jovens quanto nos espectadores das encenações. Traz o universo da língua, de forma mais aproximativa e palatável, para todos os presentes e envolvidos. Para além do enfrentamento do palco e da plateia, antes houve o processo de pesquisa e desenvolvido, estudo e interpretação, compreensão do texto e do contexto ao qual ele foi produzido. Somado a isso, a democratização do acesso também é riquíssima. Quantos presentes no Teatro Manoel Lyra tiveram ou teriam acesso aos conteúdos ou encenações se não por meio deste projeto?”, indaga a Diretora do Núcleo de Educação Integrada, Ericka Vitta.

Haja vista a transversalidade das ações educativas empregadas pela metodologia ativa do Núcleo de Educação Integrada, além do Educador Denis, foram envolvidos, na construção dos esquetes, as Educadoras de Língua Portuguesa, Maria Regina Sargiolato e Edina Cristina de Souza Ignacio, na linha de frente do processo de pesquisa e desenvolvimento das poesias e audições com os alunos, a Educadora de Expressão Corporal, Marcia Cristina Reis de Araujo, na busca e construção dos elementos cênicos, as Educadoras de Arte, Silvania Gonçalves Dollo e Fernanda Pricila Cia, que se ocuparam com a estética e a plástica do cenário, e o Educador Paulo Bellan no apoio das trilhas sonoras.

“O “Recitar” envolve muito mais do que aparenta. O dia de apresentação é realmente importante, afinal, é quando os alunos mostram o resultado do seu empenho. Mas, o mais precioso é o processo percorrido para se chegar até o resultado final. Os alunos participantes precisam compor um trabalho artístico em grupo, isso pede deles uma sincronia e dedicação que só é alcançada através de muito ensaio, esforço e vontade. Portanto, além de ser um projeto que contribui para a formação artística e cultural dos alunos, também auxilia o trabalho em grupo e a vontade para superar desafios”, conclui Denis Espanhol.

Os alunos do Núcleo de Educação Integrada se apresentam, no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d´Oeste, na 2ª edição do “Recitar: a palavra em Verso Vivo”, dia 09 de maio. Os ingressos são limitados por escola participante. O “Recitar” começa às 19h30min. Mais informações acerca do “Recitar: a palavra em Verso Vivo” e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9424 ou pelo e-mail teatro.cultura@santabarbara.sp.gov.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br