Ações em Referência à Luta Antimanicomial reúne 80 pessoas

Pacientes do CAPS II, Núcleo Infantojuvenil e Núcleo Álcool e Drogas de Santa Bárbara d’Oeste e seus familiares, além da população, caminharam nesta quinta-feira (18) pelas ruas da cidade em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o tema “Liberdade é o melhor cuidado” e organizado pela Prefeitura, o encontro contou também com apresentação musical com o Coral do Caps II e Cine Debate com profissionais da Saúde.

 

A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, enfatizou a importância da interação, socialização dos pacientes, parabenizando a luta diária da equipe da Saúde Mental. “Agradeço o empenho de todos e ao prefeito Denis Andia, responsável pelas mudanças no setor nos últimos quatro anos com a implantação da Reforma Psiquiátrica no Município, do CAPS II, Núcleo Infantojuvenil e Núcleo Álcool e Drogas e descentralização do atendimento psicológico e psiquiátrico nas unidades de saúde”, frisou.

 

O evento em Referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma manifestação contra a violência, maus tratos, aprisionamento, abandono, negligência e discriminação. Está em consonância à Reforma Psiquiátrica, que tem como princípios: Liberdade, Autonomia, Dignidade e Direitos Humanos, Convívio Social e Familiar, em um novo olhar para tratamento do sofrimento, que é a Atenção Psicossocial.

Comentários

comentários