Ações do Consimares são apresentadas a vereadores de Americana

Os estudos realizados pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) nos municípios em que atua foram apresentados recentemente aos vereadores de Americana. Membros do consórcio, que é presidido pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, foram convidados a apresentar algumas das ações desenvolvidas pelo órgão, entre elas o estudo para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos.

 

“Fomos convidados pelo vereador Gualter Amado (o Gualter da Himatel) para falar sobre as ações desenvolvidas pelo Consimares. Na ocasião, também falamos sobre outros temas relacionados ao trabalho que desenvolvemos, como implantação de usina e aterro sanitário”, explicou o diretor superintendente do consórcio, Valdemir Aparecido Ravagnani.

 

Ele lembrou que Americana já foi integrante do Consimares, no entanto, recentemente deixou o grupo de cidades consorciadas. Atualmente, fazem parte do projeto Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Monte Mor – que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas) – e também Elias Fausto e Capivari.

 

Entre os diversos trabalhos que desenvolve, o Consimares é responsável pelo projeto de Gestão Integrada e Consorciada de Resíduos Sólidos – ação que envolve a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e a Global Methane Iniciative (Iniciativa Global para o Metano, em português) -, e que tem como objetivo criar um quadro voluntário de cooperação internacional para reduzir as emissões antropogênicas de metano e promover sua recuperação e utilização como fonte valiosa de energia limpa.

 

O Consórcio também realiza um estudo para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, desenvolvido junto a empresa Humanizar Consultoria, que busca uma análise minuciosa do descarte dos resíduos nas cidades de abrangência do consórcio e possíveis soluções para minimização dos impactos desta prática.

 

No ano passado, um levantamento realizado pelo consórcio também identificou que os casos de dengue têm relação direta com o descarte incorreto de resíduos.

 

“Ficamos lisonjeados em ter a oportunidade de expor o trabalho realizado pelo Consimares. São ações que têm impacto direto nos projetos de sustentabilidade das cidades”, disse.

 

Além dos estudos, o Consimares também atua diretamente em ações que visam a conscientização da população sobre a importância do descarte correto. O consórcio é responsável pela implantação, em parceria com as Prefeituras das cidades consorciadas, de ecopontos, LEVs (Locais de Entrega Voluntária), PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e ainda pela instalação de lixeiras papeleiras, entre outras ações.

 

Comentários
Posted Under