Artigos / Opinião

A Terra da Inadimplência

Por Douglas S. Nogueira

 

É incalculável o número de inadimplentes no nosso país. Para quem não sabe, inadimplente é o indivíduo que não sana suas dívidas, o popular caloteiro.

         Existem milhões de pessoas em todo o Brasil que fazem parte das listas de devedores e que são cobradas periodicamente pelo SERASA (Centralizadora dos Serviços dos Bancos S/A) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Mas, será que tais pessoas não sanam suas dívidas por motivo de desemprego, dificuldades financeiras ou simplesmente pela vergonhosa falta de caráter?

         Infelizmente não há como medir a distância entre as dificuldades financeiras de um indivíduo (a) e sua grande ausência de caráter e brio. Muita das vezes sabemos que a pessoa vende o almoço para comer a janta, tudo bem isso é um fator a ser ressaltado, no entanto a mesma sem recurso algum sai pelo centro da cidade ou em seu bairro mesmo gastando o que não tem e ficando a mercê do título do filme “ A Espera de Um Milagre”, isso é ridículo! E pior, geralmente tais indivíduos, mal se preocupam em procurarem um trabalho rentável, isso quando possuem, já que em diversos casos os mesmos acordam pelas dez da manhã vão soltar pipa ou fofocarem pela vizinhança a fora.

         É triste saber que um país como o nosso tão lindo em riquezas naturais e dono de um status belíssimo na questão esportiva, possui também um dos maiores índices de inadimplência do planeta, praticamente a cada esquina encontra-se um caloteiro, deve ali, deve aqui, para o padeiro, verdureiro, para a farmácia, Casas Bahia, Lojas Cem, não pagou o IPVA, comprou roupas do vizinho e até hoje faz de conta que nada aconteceu, enfim, casos e mais casos de pessoas inadimplentes que convivem com o infeliz desacerto financeiro, nomes no SPC ou SERASA e com a triste realidade de serem sempre barradas no ato de uma compra em qualquer estabelecimento até que sanem dignamente suas dívidas.

         Os famosos “nomes sujos” de forma impressionante, parecem não se preocuparem com a situação em que se encontram suas imagens na posição de clientes, deixando dia após dia que o imbróglio continue o seu processo de transformação em uma grandiosa bola de neve.

         O mais complicado é saber que no Brasil assim como em muitos países, a inadimplência é isenta de punição e portanto os inadimplentes pintam e bordam caloteando sem parar, livres de qualquer incômodo vindo da lei.

         A inadimplência aqui no Brasil, deveria ser considerada um verdadeiro e grandioso crime digno de prisão por no mínimo algum tempo, pois imagine bem, você não pagou um valor por algo que pegou de alguém, então simplesmente você roubou, não é verdade? E cadê a punição para os inadimplentes, caloteiros de carteirinha, cadê? Simplesmente barrá-los no ato de uma compra, não pode ser considerada uma punição, algo maior vindo da justiça deveria ser colocado em vigor. Não pagou, está devendo? Cana, cadeia!

         Com uma lei que nos obrigue a sanar nossas dívidas, certamente o Brasil perderia esse status de “Terra da Inadimplência”, pois as pessoas pensariam duas vezes antes de saírem por aí sem recurso financeiro algum gastando o que não possuem, entidades deixariam de lado o rótulo de mal pagadoras em relação às outras, a coisa com certeza iria mudar.

         O novo congresso que aí está, poderia pensar em uma lei nesses parâmetros, obrigando a cada cidadão brasileiro a sanar suas dívidas, do contrário cadeia, pois viver em um país onde praticamente a cada esquina existe um devedor inadimplente é horroroso, e principalmente em uma nação que se diz disposta a buscar o melhor status internacional.

 

Autor: Douglas S. Nogueira

Técnico de Manutenção e Planejamento

Blog: www.douglassnogueira.blogspot.com

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br    

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br