24Horas Artigos / Opinião

A Maledicência

Você sabia que as más línguas podem levar uma pessoa à morte?

         É realmente um comentário maldoso, ou melhor, uma fofoca com informações não reais podem em pouco tempo detonarem os sonhos e planos de alguém, denegrindo a imagem da pessoa alvo e o pior em diversos casos a levando a morte.

         A destruidora maledicência ocorre em diversos locais e seu veneno está espalhado por todo canto. No trabalho, na escola, na rua, vizinhança ou até mesmo na igreja, a mesma com seu alto poder de destruição consegue ofuscar o brilho de alguém.

         Mas o que leva um indivíduo a utilizar a maledicência? Segundo a psicologia, tal ato ocorre pela grande dose de inveja embutida na mesma. Muita das vezes a pessoa desejaria estar no lugar da outra em algum ponto, num cargo no trabalho ou vivendo aquele relacionamento amoroso por exemplo, e por fim não consegue tal objetivo, então a inveja aloja em sua personalidade a levando ridiculamente a utilizar-se da maledicência, popularmente conhecida como fofoca, porém a grande diferença da maledicência para uma fofoca teoricamente popular que todos nós conhecemos, é o seu alto grau de maldade, a grande porção de veneno que possui, isto é, o indivíduo falador produz informações mentirosas, não reais e sujas a respeito de alguém a fim de assim destruir a imagem da vítima de sua língua.

         Agora, como fazer para exterminar a maledicência? É simples, basta não darmos créditos ao que ouvirmos e sermos igual a São Tomé “Ver para Crer”, pois do contrário a mesma vai ganhando proporção e dependendo da informação maldosa que carrega pode como já disse destruir sonhos, planos e até mesmo vidas, já que a pessoa caluniada poderá entrar em um desacerto psicológico profundo, culminando em uma depressão e chegando infelizmente a morte.

Quem participa ouvindo uma maledicência, nada mais é que um (a) maledicente também e pior, em muitos casos quando a bomba estoura, o (a) indivíduo (a) proprietário (a) das informações maldosas, tira descaradamente o corpo fora jogando a culpa nos cúmplices que o ouviram atenciosamente.

         Em ambientes de trabalho a maledicência é algo comum, o famoso “Conflito de Interesses” leva muitos indivíduos a usarem más línguas para conquistarem cargos. O problema é que o indivíduo utilizando de informações maldosas e mentirosas contra um parceiro por motivo da conquista de um cargo, demonstra à todos a sua grande falta de capacidade e incompetência, além de passar a ser odiado por cem por cento daqueles que o rodeiam.

         No âmbito sentimental, a maledicência também é a grande arma de indivíduos (as) para a conquista de um grande amor, para isso utiliza-se de informações sujas, mentirosas e maldosas à respeito de alguém, tentando destruir o relacionamento alvo e ficando com a pessoa desejada.

         Mas e a felicidade onde fica nessa história? Em lugar nenhum. Quem age dessa forma, utilizando-se da maledicência para atingir alvos, somente respira um sentimento, a amargura e convive vinte e quatro horas com duas companheiras a incapacidade e incompetência. Pode até ser que o alvo seja atingido, no entanto da mesma forma que conquista tal objetivo o (a) indivíduo (a) o perde também, já que nenhuma estrutura de capacidade, competência ou carisma o (a) acompanhou nessa subida.

         Não há por que utilizar-se de maledicências, informações maldosas, mentirosas, sujas e demoníacas se você é uma pessoa altamente capacitada e competente. Sua subida a um cargo no trabalho ou a conquista do seu grande amor será questão de tempo, basta deixar suas potencialidades aflorarem, sem fazer de seus companheiros de trabalho ou pessoas ao seu redor de escadas. Caso não conquiste o que desejou, lembre-se que aquela porta que queria entrar não era para você entrar, pois a sua já está aberta basta procurá-la com caráter, honestidade e muita lealdade.

 

Douglas S. Nogueira

Técnico de Manutenção e Planejamento

BLOG: www.douglassnogueira.blogspot.com.br

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br    

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br