24Horas Piracicaba

84ª Festa de São João de Tupi acontece no dia 23 de junho

Festividade contará com programação extensa

Acontece no próximo sábado, 23/06, a partir das 11h, a 84ª edição da Festa de São João de Tupi. A festividade que faz parte do calendário de eventos turísticos de Piracicaba, contará com programação extensa na Praça da Igreja São José. A expectativa é receber um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.

Organizada pela Paróquia, com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

No dia 23, a programação acontecerá a partir das 6h, iniciando com o toque da alvorada com 12 tiros de morteiros e a partir das 11h, haverá um almoço no salão paroquial com comidas típicas. Às 17h, acontecerá a santa missa com a tradicional bênção de São João e às 18h, acontece o levantamento do mastro e o esperado acendimento da fogueira. Às 19h, terá início as atrações musicais e a queima de fogos está marcada para a 0h, do dia 24, dia de São João.

A festa conta com a ajuda de voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha.

Na parte gastronômica, dentro do salão, as principais opções são: porções de leitoa e frango, quarto de leitoa, frango assado, cuscuz, entre outros. Já nas barracas que ficam na praça, haverá todo o tipo de quitutes (pastel, tapioca, acarajé, lanches, espetinhos, milho verde, doces, vinho quente, quentão), brincadeiras juninas tradicionais, atrações musicais e brinquedos para as crianças.

Os recursos arrecadados nas vendas de produtos e comidas típicas serão revertidos para a comunidade e 20% da verba do estacionamento cobrado a R$ 25, será repassada ao projeto Tupi Futebol Clube.

Os veículos do estacionamento oficial serão segurados e terão vigilância durante o período da festa. Não será autorizada a entrada de ambulantes não credenciados na prefeitura, sendo que os mesmos serão barrados e autuados.

História da Festa de São João de Tupi

Desde 1934, o Distrito de Tupi, há 15 quilômetros do centro da cidade de Piracicaba, realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, logo após acende a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura.

Serviço – 84ª Festa de São João de Tupi. Dia 23 de junho. Horário: das 11h às 0h. Na Praça da Igreja São José, bairro Tupi (rua São José, 163). Informações: (19) 3438-7146.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br