28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Zera Fila: UBS do Esmeralda registra mais de 4 mil procedimentos no primeiro mês

Compartilhe essa notícia!

Acolhimento e respeito ao cidadão. O novo sistema de atendimento na Saúde, implantado recentemente na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Esmeralda, apresentou excelentes resultados. Em apenas um mês houve o registro de mais de 4 mil procedimentos. Dentre as principais ações, foram 1.870 consultas e procedimentos de enfermagem, 962 consultas médicas e 1.182 atendimentos de saúde bucal.

 

O modelo faz parte do Programa “Zera Fila da Saúde” que visa qualificar o atendimento e prestação de serviços da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, reduzindo filas históricas de exames e consultas. A unidade é a segunda a adotar a inovação, que teve início na UBS do São Fernando em abril.

 

“Como planejado pelo prefeito Denis Andia, com paciência, dedicação e realizando os ajustes necessários que cada unidade necessita, o novo sistema de atendimento vai rendendo cada vez mais frutos à população barbarense. Os resultados alcançados nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

 

A inovação visa prevenir e resolver os problemas de Saúde já na Atenção Básica, desafogando os atendimentos de urgência e emergência nos Prontos Socorros. A UBS do Jardim Esmeralda está localizada na Rua Ribeirão Preto, 110. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.

 

Sobre o programa

 

Criado em abril deste ano, o Zera Fila da Saúde vai beneficiar milhares de barbarenses que necessitam de exames, consultas e procedimentos, tanto na Atenção Básica como na Especializada. Coordenado pela Secretaria de Saúde, o programa tem como meta qualificar todas as ações e procedimentos oferecidos na rede municipal e apresentar soluções em um prazo máximo de 24 meses, contribuindo assim para a redução das demandas.

 

O programa permite ampliar a ação implantada no início do ano para reduzir filas históricas de exames e consultas. Até o momento já foram realizados mais de 8 mil exames médicos de diversas especialidades em apenas quatro meses, zerando demanda de exames como ecocardiograma adulto, urodinâmica (bexiga), biópsia de próstata, ultrassom de mama, teste de esforço, retossigmoidoscopia (intestino grosso) e nasofibrolaringoscopia (cavidades nasais).

 

Para a implantação do Zera Fila da Saúde a Prefeitura realizou desde 2013 uma série de ações de recuperação e ampliação de toda a infraestrutura do setor. Destacam-se a reforma e ampliação de 75% dos postos médicos, construção de 6 novas unidades, implantação do Novo Centro de Especialidades, informatização de todo o setor, implantação do Programa de Saúde da Família, contratação de médicos, troca de toda a frota de transporte da Saúde, entre outros.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!