Política Santa Bárbara d´Oeste 

Wilson da Engenharia apresenta projeto que estabelece a realização de exames para prevenir câncer


O vereador Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB), protocolou ontem (1) o Projeto de Lei 98/2015, o Projeto “Angelina Jolie”, que dispõe sobre a realização de exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar do diagnóstico de câncer de mama ou de ovário. O teste observa se a paciente tem uma mutação nos genes, que são considerados “protetores” deste tipo da doença. Esta mutação pode facilitar o aparecimento da doença.

“Precisamos prevenir essa doença e esses exames podem salvar várias vidas, reduzindo o número de mortes causadas pelo câncer. Hoje temos dados alarmantes de casos da doença, e através do exame é possível identificar a possibilidade dessa mulher, que já tem um histórico familiar, ter o câncer de mama ou de ovário”, ressaltou Wilson.

De acordo com a propositura, o exame terá que ser requisitado por um oncologista, geneticista ou mastologista e será necessário também apresentar laudo com histórico familiar de câncer de mama e a doença deverá ter sido diagnosticada antes dos 50 anos de idade em dois parentes de primeiro grau ou três parentes de segundo grau, enquanto o paciente que vai passar pelo exame deverá ter até 40 anos.

 

 

Assessoria

Comentários

Leia também...