Welington Rezende questiona lançamento de esgoto em ribeirão de Americana


O vereador Welington Rezende (PRP) protocolou requerimento solicitando informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana sobre o ramal de esgoto que corta o Ribeirão Quilombo, localizado na Avenida Bandeirantes. O problema é o lançamento de detritos no local, que reflete em mau cheiro e poluição ambiental.

De acordo com o parlamentar, moradores reclamam que o escoamento de dejetos no Ribeirão Quilombo tem ocorrido por causa do rompimento do coletor tronco, instalado às margens da Avenida Bandeirantes, em frente à Secretaria de Saúde do município.

A irregularidade já foi apontada em requerimento ano passado e, à época, o diretor técnico do DAE, Leandro Tresoldi, afirmou ter ciência do lançamento in natura de esgoto no Rio Quilombo em virtude de avaria no braço de sustentação da tubulação, e que para o conserto, a Prefeitura teria de captar recursos nas esferas estadual ou federal.

 

Rezende quer saber qual solução será dada ao caso, o valor detalhado da obra, com gastos com pessoal, materiais e equipamentos, se os recursos para a manutenção já foram captados e o cronograma da obra de reparo.

 

“Não dá para aceitar o despejo de esgoto no ribeirão por tanto tempo. O transtorno é ambiental e para o dia a dia dos moradores, que sofrem com o mau cheiro e falta de preservação de recursos naturais”, afirmou o parlamentar.

 

A propositura será apreciada em Plenário na sessão da próxima quinta-feira (16).

Comentários

Notícias relacionadas