19 de abril de 2024

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Em tempos de crise econômica, saiba como continuar vendendo bem

 

Atualmente, a crise econômica brasileira está tornando cada vez mais difícil um empresário manter seu negócio equilibrado e lucrativo. O alto índice de desemprego, inflação descontrolada e diversos tributos, fizeram com que o número de vendas caísse drasticamente.

 

Nesse sentido, muitos brasileiros têm investido em soluções alternativas para alavancar os seus negócios. As ferramentas de automação são ótimos exemplos para quem deseja investir pesado em marketing e atrair ainda mais clientes para o estabelecimento.

 

Como se sabe, marketing e vendas estão diretamente ligados e, por isso, podem auxiliar o empresário a aumentar o seu faturamento.

Apostar em tecnologia para diversificar a atuação

De fato, não está sendo fácil manter um negócio nos tempos atuais. No entanto, há certas estratégias que podem dar um “up” nas empresas e, certamente, o uso correto da tecnologia é uma delas.

 

O empresário pode ser um bom negociador, pagador e ter um conhecimento grande de mercado. Entretanto, de nada vale se não estiver ciente das novas tecnologias que assolam o mundo empresarial. O uso de ferramentas tecnológicas, pode atrair mais clientes e gerar lucros.

 

Um exemplo fácil e bastante eficiente é o uso das redes sociais para realizar propaganda de um estabelecimento.

 

O empresário que for ativo no Facebook ou Instagram, mostrando seu produto e as vantagens de se consumir em sua empresa, obviamente atrai inúmeros clientes. O Inbound Marketing é a forma mais eficaz para conseguir novos clientes em tempos de crise.

Ampliação do número de vendas com planos promocionais

Vender em época de crise econômica é um verdadeiro desafio, por isso, os empresários precisam ser criativos e pensar em soluções que atraiam os clientes. E algo que o consumidor não resiste é a palavra promoção.

 

Pensando nisso, é interessante as empresas oferecerem combos ou pacotes promocionais para ampliarem as vendas, que podem ser desde descontos simples até pagamento em diversas parcelas.

 

Outra dica para alavancar um negócio é estabelecer promoções em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e Ano Novo.

 

O vendedor poderá também montar um kit ou alguma promoção temática. Essa dica, além de aproximar o cliente, também diversifica a atividade empresarial e gera mais receita para o negócio.

Mudanças na hora de atender o cliente

É sempre bom ter em mente que no momento de crise financeira, as pessoas preferem economizar a gastar. Dessa maneira, é preciso pensar fora da caixa para o negócio ser atrativo no mercado de consumo.

 

Uma das melhores opções é investir em atendimento personalizado e 100% focado nas necessidades do cliente. Isso vai gerar, automaticamente, sensações de satisfação e exclusividade. Além de instigar o interesse do cliente na empresa. Assim, mudanças na hora do atendimento podem ser um grande diferencial.

Invista na equipe profissional

A equipe de trabalho é a base de apoio de todo empresário, pois são eles que estão vendendo o produto ou serviço.

 

Dessa maneira, investir na capacitação de funcionários torna-se essencial para qualquer negócio. A melhoria da capacidade produtiva dos funcionários impacta diretamente no lucro da empresa.

 

Outra dica de como motivar e incentivar a produtividade da equipe é trabalhar com o sistema de recompensa dos funcionários. Uma ideia simples e efetiva é apostar em folgas extras ou pequenos presentes para aqueles que alcançaram a meta da empresa.

 

Mudanças no visual da empresa

Na maioria das vezes, o cliente compra com os olhos. Isso significa que é atraído, primeiramente, pela estética da apresentação do produto ou serviço, se importando depois com a qualidade do item.

 

Pensando nisso, um projeto com um design ou arquiteto, para dar uma modificada no visual da empresa pode ser o diferencial para melhorar as vendas. É importante ressaltar que não só o visual externo deve ser modificado, de igual importância é modificar a forma como os produtos são apresentados aos consumidores.

 

Por exemplo: apresentar o produto em uma embalagem ecologicamente sustentável ou usar um marketing mais ativo nas redes sociais.

 

Em tempos de crise financeira e econômica, é cada vez mais complicado fazer com que um negócio decole. No entanto, há estratégias e ferramentas simples e baratas que podem auxiliar no aumento das vendas, seja investir em marketing ou na própria equipe profissional, o importante é pensar fora da caixa. Tendo esse pensamento, não há dúvidas de que o sucesso chegará.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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