19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores discutem aplicação de lei que reduziu carga horária com profissionais de enfermagem de Americana

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores Celso Zoppi (PT) e Valdecir Duzzi (SDD) se reuniram nesta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Americana com profissionais de enfermagem da rede pública municipal de saúde para discutirem a regulamentação da lei municipal nº 5.627/2014, que alterou lei de 2010 que reduziu a carga horária dos cargos de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiro, enfermeiro da família e auxiliar de enfermagem do trabalho.

 

Durante a reunião, os profissionais falaram das dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho e cobraram a aplicação da lei. O Poder Executivo publicou em janeiro de 2015 um decreto criando um grupo de trabalho encarregado de desenvolver os estudos necessários à implantação da jornada reduzida, mas após a nomeação dos membros do grupo a jornada ainda não foi implantada.

 

“Foram feitas várias reuniões e o que foi dito é que não havia a possibilidade de contratar novos servidores para atender a carga horária de 30 horas semanais por conta dos gastos com pessoal estarem acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou o técnico de enfermagem Thiago Matos.

 

O representante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Luciano Rodrigues, defendeu que a questão a ser discutida não é se a lei vai ser ou não cumprida, mas sim quando ocorrerá a redução da jornada. “A lei já foi aprovada, está em vigência, esta é uma causa vencida. A ideia é discutirmos com o Poder Executivo a implantação da lei, a operacionalização e dimensionamento da escala e colocarmos em prática o quanto antes”, disse.

 

Os parlamentares ofereceram apoio aos profissionais e se dispuseram a discutir com o prefeito de Americana as bases para implantação da lei. “A Câmara aprovou a lei e creio que vereador nenhum se opõe. Essa é uma luta justa em favor da qualidade de trabalho e, consequentemente, do atendimento à população”, avaliou Duzzi.

 

“Recentemente fiz várias visitas às unidades de saúde para constatar as condições de trabalho e pude ver a questão da sobrecarga nas costas do pessoal da enfermagem. Existe uma informação de que a lei poderá começar a ser aplicada a partir de 20 de abril. Vamos trabalhar em conjunto para que não seja postergado. Contem conosco”, concluiu Zoppi.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!