28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores aprovam quatro projetos de lei e 29 moções durante a 40ª Reunião Ordinária

Compartilhe essa notícia!

Após aprovação de projeto polêmico sobre vendas de sepulturas semana passada, sessão terminou rapidamente sem a “famosa” Palavra Livre

Os vereadores barbarenses aprovaram quatro projetos de lei e 29 moções, nesta terça-feira, durante a 40ª Reunião Ordinária. Foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 94, 95, 96 e 97/2017, todos de autoria da vereadora Germina Dottori (PV). Essas proposituras tornam obrigatório o registro, no prontuário de atendimento em Saúde, dos casos de violência contra a criança e o adolescente, contra a pessoa idosa, contra a pessoa com deficiência e contra a mulher.

Moções

As 29 moções previstas na Ordem do Dia também foram aprovadas. A primeira delas, a Moção 789/2017, é de autoria do vereador Edivaldo Meira, o Batoré (SD). Nessa moção, o parlamentar manifesta aplauso às Igrejas Evangélicas de Santa Bárbara d’Oeste pelos 500 anos da Reforma Protestante. O pastor Domingos Ferreira dos Santos, da Assembleia de Deus – Ministério Belém, recebeu cópia dessa moção, representando todas as igrejas evangélicas do Município.

De autoria do vereador Cláudio Peressim (PEN/Patriota), foram aprovadas as Moções 790, 803 e 814/2017. A primeira manifesta aplauso à Luitex Máquinas e Ferramentas pela inauguração de sua nova loja no Município, a segunda aplaude o 6º Encontro de Corais de Santa Bárbara d’Oeste, enquanto a terceira apela à SERTRAN/Nova Via para que estude a possibilidade de mais linhas de transporte público para as proximidades do SENAI.

Também foram aprovadas quatro moções de autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM). A primeira delas, a Moção 791/2017, manifesta apelo ao poder Executivo pela realização de estudos quanto à construção de quadra poliesportiva na Escola Municipal Gessi Terezzinha Buschinelli Carneiro, no São Joaquim. Na Moção 799/2017, Jesus apela ao prefeito por melhorias na iluminação pública em área de lazer também do São Joaquim. Para esse mesmo bairro, o parlamentar apela, por meio da Moção 800/2017, pela contensão de erosão junto ao córrego Mollon. E na Moção 804/2017, Jesus apela ao Poder Executivo pela instalação de redutor de velocidade na rua Fortunato Lira, no Jardim Santa Luzia.

De autoria do vereador Isac Sorrillo (DEM), foram aprovadas as moções 792, 793, 794, 795 e 802/2017. A primeira apela para que academia ao ar livre no Jardim das Orquídeas seja transferida para a rua Alfeu Schimdt, no mesmo bairro. A segunda, a terceira e a quarta apelam à Prefeitura pela construção de academia ao ar livre no Jardim das Laranjeiras, nos bairros Jardim Vila Rica e Jardim Barão e no Jardim Orquídeas. Já a Moção 802/2017 apela ao Executivo para que o modelo de atendimento já utilizado nas UBSs do Jardim Esmeralda e do São Fernando seja implantado também no Planalto do Sol II.

Os parlamentares aprovaram, ainda, as moções 796 e 797/2017, ambas de autoria do vereador Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS). A primeira delas reitera pedido feito na Indicação 3.444/2017, a qual sugeria conserto de aparelhos de academia ao ar livre no Parque dos Jacarandás, no Mollon. A segunda apela ao prefeito e ao secretário municipal de Obras pelo recapeamento da avenida Alfredo Contatto.

De autoria do vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB), foi aprovada a Moção 798/2017, que manifesta aplauso ao ex-jogador Ademir Gonçalves, em comemoração aos 40 anos do título de Campeão Paulista de 1977 pelo Corinthians.

Os vereadores também aprovaram, de autoria do vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), a Moção 801/2017, de aplauso à FAMAM (Fanfarra Marcial Amigos), vice-campeã do Campeonato Estadual da Associação Brasileira de Fanfarras, em evento realizado na cidade de Barra Bonita.

Já o vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), é autor das moções 805, 806, 807, 808 e 809/2017, também aprovadas durante a sessão. A primeira reitera a moção de apelo 184, por meio da qual o parlamentar pedia melhorias em ponto de ônibus na avenida Santa Bárbara, em frente à rua da Agricultura, no Jardim Pérola. A segunda, a terceira e a quarta moções apelam à Diretoria de Ensino de Americana pela poda de árvore no entorno, revitalização da fiação elétrica e pela designação de vigia na Escola Estadual Professor Antônio Matarazzo, no Jardim Europa. A última moção desse parlamentar apela ao DER quanto à pintura de faixa de pedestres na rodovia SP-306, nas proximidades da Unimep.

De autoria do presidente da Câmara, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), foi aprovada a Moção 811/2017, de aplauso à escritora barbarense Juliana de Lourenço, pelo lançamento do livro “O Legado do Lago”.

Os parlamentares também aprovaram a Moção 815/2017, de autoria do vereador Felipe Sanches (PSC), de apelo à Administração Municipal pela manutenção da sinalização de solo no cruzamento das avenidas Alfredo Contatto e São Paulo, na Vila Ferrarezi.

De autoria do vereador Edmilson Ignácio Rocha (PPS), foi aprovada a Moção 816/2017, de apelo ao deputado Cezinha de Madureira, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para que interfiram a respeito dos protocolos de atendimento junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, às Diretorias Regionais de Saúde e à CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

Por fim, de autoria do vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), foram aprovadas três moções. A primeira delas, a Moção 817/2017 apela ao Executivo quanto à possibilidade de tornar a rua Inglaterra, entre as ruas Albânia e Espanha, mão única de direção. A segunda, a Moção 818/2017, apela ao prefeito quanto à construção de área de lazer e reforma em campo de futebol localizado em área pública na rua Noruega. Por fim, a última moção desse parlamentar apela ao Executivo por estudos visando à instalação de semáforo no acesso da rua País de Gales com a avenida Alfredo Contatto, interligando os bairros Dona Regina, São Camilo e Cândido Bertine.

Tribuna Livre

Ainda nesta terça-feira, o coordenador diocesano da Equipe de Defesa da Vida e da Família, Valdinei Antônio Tonin, da Diocese de Piracicaba, fez uso da Tribuna Livre da Câmara a convite do vereador Paulo Monaro (SD). Em sua visita ao Legislativo barbarense, ele falou sobre o Dia do Nascituro, data que celebra o direito à proteção da vida e saúde e a um nascimento sadio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!