Política Santa Bárbara d´Oeste 

Vereador Paulo Monaro quer Semana de Conscientização Antitabaco no Município

O vereador Paulo Monaro (SD) protocolou o Projeto de Lei nº 39/2019, que dispõe sobre a criação da “Semana de Conscientização Antitabaco” no Município, a ser realizada anualmente na última semana do mês de maio, por ocasião do “Dia Mundial Sem Tabaco”, celebrado em 31 de maio. A propositura foi redigida por sugestão dos alunos do 5º ano da EMEFEI Professora Antônia Dagmar de A. Rosolen, localizada na Vila Sartori, que participaram do Projeto Câmara do Futuro, realizado pela Casa de Leis.

 

O objetivo é conscientizar sobre os malefícios do uso contínuo do tabaco, além de realizar atividades e exames sobre os riscos de fumar. Pessoas com mais de 40 anos e fumantes há cinco anos ou mais serão convidados para uma avaliação por meio de testes de função pulmonar. Os pacientes identificados com problemas receberão informações para tratamento médico.

 

De acordo com a proposta, o Poder Executivo regulamentará a programação a ser desenvolvida durante a semana e poderá celebrar parcerias com hospitais e demais órgãos públicos ou privados, organizações não-governamentais, associações profissionais e outras entidades afins para a implementação dos objetivos pretendidos pela a “Semana de Conscientização Antitabaco”.

 

Na Exposição de Motivos, o parlamentar considera que o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. “O tabagismo aumenta a incidência de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos. São pelo menos 50 doenças reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Além disso, faz mal até para quem não fuma, já que o fumo passivo aumenta em 25% os ricos de doenças cardíacas”, comenta Monaro.

 

Comentários

Notícias relacionadas