24horas Santa Bárbara d´Oeste 

Vereador Celso Ávila pede informações sobre soltura de fogos no Via Crucis

O vereador Celso Ávila (PV) é autor de requerimento protocolado na Câmara, por meio do qual pede informações à Administração Municipal a respeito da soltura de fogos no evento Via Crucis. Antes de apresentar os questionamentos, o parlamentar lembra que um percentual grande da municipalidade é contra a soltura dos fogos com barulhos em manifestações, eventos e festas.

O parlamentar também ressalta que ambientalistas, veterinários e simpatizantes da causa animal cobram respostas semanalmente a respeito de projeto apresentado por ele no Legislativo, o Projeto de Lei 13/2019, protocolado em fevereiro, o qual proíbe a venda, utilização e o manuseio de fogos com estampido no Município. Antes de apresentar o referido projeto, o vereador promoveu uma sessão temática para discutir o tema, na qual a maioria dos presentes se manifestou contra esse tipo de ação.

No pedido de informações, ele pergunta se, dentro dos eventos da Prefeitura e ou Secretaria de Cultura e Turismo, existe a previsão para a soltura de fogos com estampido, em especial no evento Via Crucias, realizado no mês de abril.  Em caso de resposta afirmativa, o parlamentar pergunta quais os tipos de fogos e as categorias utilizadas.

Caso a Prefeitura pretenda soltar fogos com estampido, o parlamentar pergunta se a Secretaria de Cultura está ciente do movimento mundial contra a soltura de fogos com barulhos. Ele também indaga se foi feito algum tipo de pesquisa ou levantamento junto à população, para saber se os munícipes concordam com a soltura desse tipo de fogos.

Ainda no requerimento, caso a Prefeitura compre ou contrate profissionais para a manipulação de fogos no Via Crucis, o vereador pergunta o valor investido no show pirotécnico. Ele também pede cópia da nota fiscal da compra dos fogos e do trabalho a ser realizado.

Comentários

Notícias relacionadas