28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Use o Linkedin corretamente

Compartilhe essa notícia!

Especialista da Faculdade Anhanguera oferece dicas para se destacar

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) indicam que, já no primeiro trimestre deste ano, o país deve alcançar a marca de 10% brasileiros desempregados. Na era da comunicação digital, redes sociais profissionais, como o Linkedin, podem ser as ferramentas mais assertivas na hora de procurar uma recolocação. Saber como usar adequadamente essa plataforma pode fazer toda a diferença, garante o professor do curso de MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Anhanguera de Sumaré, Rodrigo Ferreira de Lima. “O processo seletivo se divide em duas etapas: o recrutamento e a seleção. A primeira etapa se trata da captação dos currículos e, por isso, o Linkedin deve estar atualizado”.

 

Com 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, o professor afirma que redes sociais profissionais trouxeram agilidade aos responsáveis pelo recrutamento e seleção das empresas, uma vez que as empresas conseguem divulgar suas vagas instantaneamente, além de efetuar buscas mais rápidas por candidatos. Mas, o especialista também lembra que o Brasil ocupa a 3ª colocação no ranking de usuários no Linkedin, com mais de 20 milhões de inscritos e, por isso é importante saber usar a ferramenta para chamar a atenção do recrutador. “Na página inicial deve constar um resumo das principais experiências e qualificações. São essas primeiras informações que farão com que o recrutador avalie o perfil completo do candidato”, explica Lima.

 

O espaço destinado ao detalhamento das informações também merece muita atenção na opinião do especialista que aconselha que o usuário, além de especificar a sua formação e os cursos que realizou, aproveite o espaço para ressaltar as responsabilidades ou atividades que exerceu em cada cargo. Outro ponto importante é citar os projetos que o indivíduo desenvolveu ou participou, assim como seus resultados. “Muitas vezes, um cargo em uma determinada empresa pode não possuir as mesmas responsabilidades e atribuições em outra e essas informações ajudam o RH a definir se incluirá o candidato nas outras etapas do processo seletivo.”

 

O professor da Anhanguera lembra que não adianta ter perfil atraente no Linkedin se as informações postadas não forem verdadeiras. Na etapa de seleção, que seria a entrevista, o recrutador avalia mais detalhadamente as informações dadas pelo candidato e a transparência é fundamental em todo o processo.

 

Sobre a Anhanguera Educacional

 

A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há mais de 20 anos, ajuda a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos.

 

A Anhanguera está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. A instituição mantém mais de 1.100 projetos de responsabilidade social e, em 2013, realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos gratuitos à comunidade com apoio de professores, alunos e voluntários.

 

Com um índice de 94% dos cursos com conceito positivos no Ministério da Educação (MEC), a Anhanguera conta com 337 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2015). Também é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.

 

Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, empresa brasileira com quase 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. A Kroton é responsável por prover educação de qualidade a mais de um milhão de estudantes em 550 cidades por todo o Brasil. Inovadora e líder no desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, estimula a realização de projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, seja no âmbito corporativo ou educacional. O padrão de governança corporativa da companhia permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão ágil, dinâmica, responsável e sustentável.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!