Saúde 

UBS Mollon promove atividades do Grupo “Faça Saúde”


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Atenção Básica, promoveu nesta quarta-feira (25) encontro do Grupo “Faça Saúde”. A iniciativa, destinada à pacientes hipertensos e diabéticos, ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon. Durante a participação no grupo, os pacientes foram orientados sobre como controlar e prevenir a hipertensão e a diabetes, evitando agravos e possibilitando viver com qualidade, além de outras orientações sobre a saúde em geral.

 

O encontro foi coordenado pelo médico Reinier Alcantara Quiala, enfermeira Sônia Regina Pereira Lima e nutricionista Arlene Gomes de Freitas, além dos agentes comunitários de saúde da unidade. Entre os temas abordados, os pacientes receberam orientações da nutricionista sobre os riscos do excesso de sal e açúcar na alimentação, na sequência a enfermeira falou sobre o alto número de faltas nas consultas agendadas e da importância de manter o cadastro atualizado junto à UBS. A ação foi finalizada com a realização de trocas de receitas para hipertensão e diabetes com o médico, que também orientou sobre o uso correto das medicações prescritas.

 

A gerente da unidade, Angelita de Paula e Silva de Castro, comentou sobre a importância do Grupo e a necessidade cada vez mais crescente de uma mudança de hábitos para o controle mais efetivo das doenças. “Esse é um momento importante dedicado a orientar os pacientes sobre diversos temas e mostrar que o tratamento de hipertensão e diabetes não consiste somente no uso de medicamentos, mas também na mudança de hábitos de vida, como a adoção de um cardápio mais saudável no dia a dia”, destacou.

 

“Faça Saúde” é um grupo destinado ao cuidado integral dos usuários que são hipertensos e diabéticos, visando à melhoria da qualidade de vida e redução dos problemas de saúde. Ocorre quinzenalmente nas Unidades Básicas de Saúde, com a participação de uma equipe multidisciplinar, onde são abordados diversos temas, com palestras, oficinas, troca de receitas dos pacientes, entre outras ações.

 

Mais informações sobre o grupo “Faça Saúde” podem ser obtidas no NES, pelos telefones 3455-3730 ou 3454-1216, ou ainda no endereço Rua Prudente de Moraes, 231,  Centro. O horário de funcionamento é das 8 às 14 horas.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...