Turmas iniciam curso de produção de panetones em Nova Odessa

Qualificação gratuita é parceria do Fundo Social de Solidariedade com empresa Selmi

 

Anotando cada dica em um caderninho, Camila Casanti era uma das 36 alunas do curso de qualificação para produzir panetones, oferecido gratuitamente pela Prefeitura através de parceria do Fundo Social de Solidariedade e da Diretoria de Promoção Social com a empresa Pastifício Selmi, responsável pelas marcas Galo e Renata. O aprendizado ocorreu nesta terça-feira (10) no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) Doutor Atayde Gomes.

A Selmi tem 127 anos no mercado e sua linha de produtos inclui macarrão, azeite, bolo, mistura para bolo, farináceos, instantâneos, biscoito e queijo ralado. A empresa está colaborando para atender à demanda de pessoas que estão paradas e fora do mercado de trabalho. O objetivo é a geração de renda complementar para as famílias novaodessense e proporcionar benefícios físicos e psicológicos aos cidadãos.

Antes do início do curso da primeira das duas turmas previstas houve abertura oficial realizada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, a coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Solange Paulon, e Shirley Barbosa, gestora do programa Bolsa Família em Nova Odessa.

Com mais de 20 anos ensinando turmas, a culinarista Lourdes Carrico é a responsável pelo aprendizado sobre panetone com frutas, chocotone e chocotone trufado. O acompanhamento é feito pela gestora de Relacionamento da Selmi, Marília Raquel Sulinski. A empresa forneceu a professora, os ingredientes e os materiais do curso, enquanto a Prefeitura organizou as inscrições e a estrutura do local.

É uma oportunidade de aprender a fazer panetone, pra aumentar a renda doméstica. O Natal está aí”, destaca Marília Sulinski. “Se for fazer para fora, vale a pena investir nesse negócio”, acrescenta Lourdes Carrico. Para a presidente do Fundo Social, trata-se do ‘olhar solidário da Administração Municipal’. “Essa parceria com a Selmi é maravilhosa e traz bons frutos na vida da população”, destaca Andréa Souza.

Apesar de, a princípio não ter pretensões de comercializar os produtos que aprendeu a fazer, Camila Casanti disse que a temática a atraiu. “Achei interessante o curso. Fiz mais para poder presentear as pessoas, gosto de agradar a minha família”, explica. “Mas”, segundo ela, “todo conhecimento é importante e podemos usar um dia”.

O prefeito Bill acredita que é importante todo tipo de qualificação. “Aperfeiçoando os conhecimentos culinários, as pessoas podem proporcionar ganhos extras na renda de casa”, ressalta. “É um avanço na área social e esperamos ter mais parcerias como esta”, finaliza. Mais turmas farão o curso nesta quinta-feira, dia 12, das 10 às 12 horas, e também nos dias 1º e 3 de dezembro, no mesmo horário.

 

Foto: Osnei Réstio

Comentários

Notícias relacionadas