28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Turismo disponibiliza site colaborativo para acessibilidade

Compartilhe essa notícia!
Ferramenta reúne avaliações sobre qualidade do acesso em atrações turísticas para portadores de deficiência. Arquivo/Ministério do Turismo

Plataforma disponível em três línguas deve ajudar mais de 45 milhões de pessoas que têm alguma deficiência

Para aprimorar a acessibilidade no País, o ministério do Turismo disponibilizou o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo em que os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês. O guia também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente.

Até o momento, o site obteve mais de 440 mil acessos e 700 avaliações. Por ser um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será.

O ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência.

Cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 3,6% têm deficiência visual e 1,1% deficiência auditiva.Trata-se de uma parcela significativa de pessoas que ainda vive com pouco acesso à maioria dos produtos culturais oferecidos em museus e exposições.

Entretanto, algumas experiências de inclusão por meio de atendimento qualificado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – para os surdos – e audiodescrição e equipamentos táteis para os cegos ou pessoas com baixa visão têm mostrado a importância do turismo acessível.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!