29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

“Toró de Histórias” traz contação pra Estação

Compartilhe essa notícia!

Cia Xekmat encena peça para participantes dos projetos da Promoção Social

Tia Branca era uma contadora de história de mão cheia, albina e morava às margens do rio São Francisco, logo ali, na cidade imaginária de Bororó. Nascida e criada numa família de pescadores, tia Branca, nunca podia ficar debaixo de sol, por isso pescava histórias, nos livros doados por sua professora. A pele sem pigmento, a impedia de se aventurar com as crianças nas brincadeiras ao ar livre. Com o passar do tempo, ela foi aprendendo a lição e as pessoas, com pena, passaram a lhe presentear com guarda-chuvas, com certeza para serem usados como guarda-sóis. O tempo passou e tia Branca partiu. Remexendo seus pertences, seus sobrinhos netos encontraram um diário, onde a danadinha deixara registrada várias histórias. Foi o bastante para atiçar a nova geração de narradores orais a reviverem momentos mágicos através de histórias, contos e causos de tia Branca.

Com esse enredo a CIA Xekmat apresentará, em dois horários, um às 9h e outro às 14h, ambos no dia 08 de dezembro, quinta-feira, “Toró de Histórias”, no Palco Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi. A exibição da peça é fruto da parceria com a Secretaria de Promoção, que trará cerca de 280 crianças e adolescentes atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Sobre a Cia Xekmat

Surgiu em 15 de outubro de 1990, da iniciativa dos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler, de formar uma companhia de teatro que fosse totalmente autossuficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação. Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura, criaram histórias alegres e inesquecíveis. Em seus anos de atuação mais de cinquenta espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, em dezenas de cidades, incluindo a grande São Paulo. Participaram de projetos em mais de quatrocentos teatros, escolas, empresas, clubes, entidades e ONGs.

Apoio Fundação Romi  |  Realização Secretaria Municipal de Promoção Social  .  Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!