Tivoli Shopping recebe exposição “A Jornada do Rinoceronte”


Exposição mostra a situação da caça ilegal de rinocerontes na África

Fotógrafo Érico Hiller produziu imagens em quatro países do continente em 2014

 

A situação atual dos rinocerontes na África é trágica. Esses incríveis animais, que estão no planeta há 50 milhões de anos, poderão ser extintos em um curto período devido à caça ilegal. Sensibilizado com essa situação, o fotógrafo brasileiro Érico Hiller lançou, com o patrocínio da Sonae Sierra Brasil, a exposição “A Jornada do Rinoceronte”, que chega dia 14 de julho, terça-feira, ao Tivoli Shopping.

 

Com imagens realizadas durante viagem a países como Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia, o fotógrafo retrata a beleza desses mamíferos e as dificuldades de pessoas e organizações que lutam contra o extermínio desses animais.

 

“A fotografia pouco pode fazer diante de um contexto tão complexo e perturbador. Ao longo de 2014, realizei três viagens para tentar documentar uma parte desta triste saga de aniquilação. Tive acesso privilegiado a parques, fazendas e orfanatos de rinocerontes. Falei com especialistas, policiais e famílias de caçadores. Totalmente perplexo com tudo o que via e vivia, o que me encorajou foi a crença de que se estes problemas foram inventados por humanos, a solução também deve partir de nós. Abster-me de tratar um tema que me espantou pelos últimos 6 anos me parecia ser conivente com uma terrível verdade: até 2020, todos os rinocerontes poderão desaparecer da natureza”, diz o fotógrafo no site oficial do projeto (http://www.ajornadadorinoceronte.com.br/).

 

A mostra acontecerá na entrada A do shopping, em frente à Riachuelo, até o dia 2 de agosto e funcionará todos os dias, das 10h às 22h.

 

Sobre Érico Hiller

Érico Hiller reside na cidade de São Paulo. Formado em Comunicação Social e Pós Graduado em Fotografia, tem atuado como fotógrafo documental independente há onze anos colaborando para publicações como National Geographic Brasil, Casa Vogue e Marie Claire. Érico é embaixador da Samsung no Brasil. Seus projetos de exposições e livros sempre apresentam uma temática humanitária. Em 2008 realizou um grande ensaio documental sobre as tensões sociais e ambientais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Em 2012 publicou um projeto sobre locais ameaçados como Ártico, Kilimanjaro e Maldivas. Este trabalho, Ameaçados, ficou em cartaz no Museu da Casa Brasileira em São Paulo em fevereiro e março de 2012 e também se transformou em um livro. Em 2013 trabalhou em um ensaio pessoal sobre locais que mudaram da noite para o dia como Nova York, Berlim, Ruanda e Cuba. E sua estória atual é sobre os esforços de preservação dos rinocerontes na África.

 

Sobre o Tivoli Shopping

O Tivoli Shopping (www.tivolishopping.com.br) conta com 181 operações, distribuídas em um único piso, entre elas sete âncoras (Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa e Ponto Frio), 128 satélites, 29 lojas de fast-food, 2 restaurantes  e 4 salas de cinema. Conta ainda com uma agência do Banco Santander, Correios, caixas eletrônicos (24 horas, Banco do Brasil, Bradesco e CEF), além de 1.400 vagas de estacionamento.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 12h00 às 22h00. Endereço: Av. Santa Barbara, 777 – Vila Mollon – Santa Barbara D’Oeste – SP. Tel.: 4003-7270.

www.tivolishopping.com.br

 

 

Fotos: Érico Hiller

Comentários

Notícias relacionadas