Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Sistema Municipal de Cultura é implantado em Nova Odessa


Aprovado na Câmara, projeto tem objetivo de estimular e integrar políticas públicas culturais

 

Nova Odessa deu um importante passo no fomento à cultura no município. Foi aprovado na última semana o Sistema Municipal de Cultura, que tem por objetivo estimular e integrar as políticas públicas culturais. Com a aprovação do projeto, a Administração se prepara para criação do Conselho de Cultura e elaboração do Plano Municipal de Cultura.

 

Parte do Sistema Nacional de Cultura, o Sistema Municipal é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura com intuito de estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios.

 

Com este projeto será possível descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural no País, permitindo que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

 

A aprovação do nosso Sistema Municipal de Cultura é um grande avanço, um grande passo no cunho cultural de nova Odessa, algo que a comunidade artística já esperava e que infelizmente não recebeu a devida atenção nas administrações passadas”, afirmou o Diretor de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Leonardo Blanco.

 

Segundo ele, com a implantação do Sistema Municipal de Cultura será possível aproximar o poder público das expressões culturais. “Estamos muitos felizes com esse avanço, mas ainda temos muita tarefa de casa para fazer. Esperamos ansiosos agora para os próximos passos que já estamos dando”, continuou.

 

Com a adesão de Nova Odessa ao Sistema Nacional de Cultura, o Município se compromete a implantar a estrutura cultural exigida pelo Ministério de Cultura que, em contrapartida, oferece todo o apoio para o desenvolvimento de políticas culturais.

 

O Sistema prevê que o município implante uma Secretaria de Cultura, um Conselho de Política Cultural, uma conferência periódica de cultura, um Plano de Cultura e um sistema de financiamento. Com essa estrutura, o cidadão tem espaço de participação, já que o Sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade e comunidade artística para a formulação, acompanhamento e aplicação das políticas de cultura.

 

“Estou feliz como artista novaodessense e como agente público cultural por Nova Odessa dar esse pontapé inicial na adequação do Sistema de Cultura da cidade ao Sistema Nacional de Cultura. As possibilidades para todos artistas e público aumentam de maneira exponencial”, afirmou o assessor da Diretoria de Cultura e Turismo, Cícero Edno.

 

Blanco ressaltou que a Diretoria já trabalha para a criação do Plano Municipal de Cultura e de um Conselho de Cultura. “Avançamos nas estratégias culturais, ganhamos maior visibilidade dentre os municípios da nossa região perante o Estado e a União. Agora, nosso próximo passo é colocar nosso Conselho de Cultura para funcionar, brigar por mais recursos nas esferas estaduais e federais e também iniciativa privada, além de partirmos em seguida para a criação da Secretaria Municipal”, finalizou.

Comentários

Dennis Moraes